Kenworth ganha versão com dois volantes nos Estados Unidos
Quase sempre, os caminhões tem um volante, posicionado à esquerda ou direita da cabine, dependendo do país onde é vendido. Mas, para algumas aplicações muito específicas, o uso de caminhões com dois volantes é mais prático, e a empresa Fontaine Modification Medium & Heavy Truck Operations, de Chillicothe, Ohio, EUA, se especializou nessa modificação.
Na última semana, a empresa anunciou o início das conversões em caminhões médios e semipesados da Kenworth, nas versões T180, T280, T380 e T480. O modelo K370, com cabine frontal, já recebia a conversão há vários anos.
Com a modificação, os caminhões recebem comandos duplicados do lado direito da cabine, permitindo que o motorista dirija dos dois lados da cabine.
Isso é muito útil quando o motorista precisa trabalhar subindo e descendo da cabine, como na coleta de lixo, ou operar do lado direito da via, próximo à calçada das ruas, em varrição ou sinalização viária.
A nova modificação da empresa foi projetada para tornar a posição de direção do lado direito praticamente idêntica à posição original do lado esquerdo, para que os motoristas possam operar com igual conforto e eficiência, não importando onde estejam sentados.
A equipe experiente da Fontaine realiza a conversão em seu centro de modificação em Chillicothe, Ohio.
“Muito trabalho de engenharia é dedicado ao desenvolvimento de uma conversão de volantes duplos, que não apenas mantém a excelente ergonomia da posição original de fábrica, mas também realoca adequadamente os sistemas de auxilio ao motorista e de conforto. Estamos orgulhosos de ter colocado nossas décadas de experiência e conhecimento em engenharia para trabalhar no desenvolvimento desta modificação para as vocações que precisam de uma opção de volante à direita”, explicou Jamil Young, presidente da Fontaine.