CaminhõesCuriosidadesDestaquesNotícias

BAZ apresenta novo caminhão S36A11 produzido totalmente na Rússia

As sanções impostas pelos países contrários à guerra da Rússia contra a Ucrânia tem feito as empresas russas investirem em produtos próprios. Isso porque, antes da guerra, grande parte das fabricantes usavam tecnologias fornecidas por empresas europeias e norte-americanas.

A BAZ é mais uma montadora a apresentar um caminhão produzido totalmente na Rússia, garantindo que nenhum componente de foram do país é usado.

O caminhão recebeu a denominação BAZ-S36A11, e é voltado para aplicações off-road, contando com tração 6×6, e capacidade de carga de 12 toneladas por eixo. Com isso, o peso bruto total homologado para o pesado é de 36 toneladas, sendo 22,1 toneladas de carga.

Além disso, a montadora afirma que o modelo tem mais conforto, facilidade de manutenção e possibilidade de uso em vias públicas, com a disponibilidade de sistemas digitais modernos.

O caminhão poderá se equipado com carrocerias de todos os tipos, incluindo sistemas de perfuração, bombas de concreto, bombeiros e até carroceria para o transporte de passageiros.

O motor e o câmbio são fabricados pela empresa russa Avtodiesel PJSC. O propulsor é o YaMZ-6531 Euro 5, com potência de 422 cavalos. A caixa manual de nove marchas YaMZ-1909 conta com reduzida, e o modelo ainda recebe uma caixa de transferência ZMT LLC. Opcionalmente, o motor pode ser a gás e a caixa de câmbio automática, de acordo com a vontade do cliente.

“O lançamento em série do veículo de carga BAZ-S36A11 será um passo significativo para a criação e desenvolvimento de uma indústria automotiva soberana na Rússia neste segmento.”, destacou a montadora, em comunicado.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF