Scania é flagrada rodando nos Estados Unidos
Commerce City, cidade que fica no estado norte-americano do Colorado, tem sido palco para testes frequentes de um caminhão Scania, marca que é estranha ao mercado de caminhões da América do Norte.
O veículo tem sido usado como plataforma para avaliações de componentes e tecnologias pela Navistar, dona da marca International, que, assim como a Scania, faz parte do grupo Traton.
O caminhão em questão é um Scania 500R, equipado com a nova geração de motores Super. Essa linha de motores é a base do sistema de motorização Common Base Engine (CBE), desenvolvido pela Scania, e que já é usado na Navistar.
A Navistar anunciou em agosto de 2022 o lançamento da nova linha de motores S13 (S – Scania, 13 litros), baseada na plataforma CBE.
A potência máxima, nos EUA, é de 515 cavalos e 2.500 Nm de torque. Na Europa e Brasil, esses motores chegam aos 540 cavalos, com 2.700 Nm de torque.
O Scania 500R flagrado em testes chegou ao EUA há vários meses, e foi fabricado na Suécia, com configuração 6×2.
A imagem do caminhão, que infelizmente é pouco nítida, mostra o cavalo-mecânico acoplado a uma carreta prancha (flatbed) de dois eixos espaçados, muito comum nos Estados Unidos.
Por lá, essa configuração permite o transporte de cargas com até 80 mil libras de peso bruto total, ou pouco mais de 37 toneladas.
Caramba que bacana, gosto dos caminhões Americanos em especial as marcas Kenworth, Peterbuilt e Mack mas nunca deixei de ter respeito e admiração pelos Scania.
A Foton virá para o Brasil com seus pesados?