Volvo encerra negócio de produção de caminhões na China
O anúncio da Volvo feito em agosto de 2021 para produção de caminhões na China não chegou ao mercado. Na manhã de hoje, 12 de maio, a montadora sueca anunciou o encerramento da negociação com a Jiangling Motors, que previa a compra da JMC Heavy Duty Vehicle e sua fábrica em Taiyuan, província de Shanxi, China.
Na época do anúncio, em 2021, a Volvo destacou que investiria R$ 670 milhões no negócio, visando produzir os caminhões FH, FM e FMX para o mercado asiático.
A previsão do início da produção era o final de 2022, mas agora a Volvo diz que as condições para a negociação não foram atendidas.
A Volvo atua no mercado chinês desde 1934, com modelos importados. Durante os últimos anos, o forte crescimento dos serviços de logística, incluindo o e-commerce, levou a um aumento nas vendas de caminhões Volvo no país.
Em 2020, mais de 4.500 caminhões pesados da Volvo foram importados e entregues a clientes na China.
A aquisição da JMX garantiria a expansão das operações comerciais da Volvo na China, o maior mercado de veículos comerciais do mundo.
A previsão da Volvo era usar as operações da fábrica da JMC para fabricação completa dos veículos, com estampagem, soldagem, fabricação de cabines, pintura e montagem final de caminhões, chegando a fabricar até 15 mil caminhões por ano.
“As duas partes não prosseguirão com a transação porque as condições para fechar o negócio não foram atendidas. A Volvo Trucks continuará exportando caminhões para clientes na China”, destacou a montadora, em comunicado.
“A Volvo Trucks tem uma longa história de atividades comerciais bem-sucedidas na China. Temos grandes oportunidades no mercado chinês e continuaremos os esforços para aumentar nossa presença. Nossa ambição é expandir nossos negócios e continuar entregando nossos caminhões de alta qualidade para clientes na China, juntamente com nossos parceiros e revendedores no país”, disse Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.