Cabine estendida com cozinha e banheiro, uma comodidade já disponível em 1979
Nos últimos anos, as montadoras chinesas começaram a nos surpreender com cabines cheias de luxo, não apenas com quarto, mas com banheiro, cozinha e até máquinas de lavar roupa. Em grande parte, isso acabou sendo uma resposta à pandemia, que literalmente prendeu os chineses em seus caminhões nas quarentenas.
Na verdade, cabines que lembram uma casa nasceram há cerca de meio século nos Estados Unidos, sendo um verdadeiro sonho dos motoristas na época. Há 44 anos atrás, em 1979, foi apresentada uma cabine chamada Livlab, e que apesar de parecer compacta por fora, pelo menos para os padrões americanos, por dentro trazia comodidades com as quais a maioria dos motoristas só pode sonhar hoje.
No espaço atrás da cabine foi montada uma verdadeira cozinha, com armários, micro-ondas embutido e uma pequena mesa de jantar com cadeiras redondas, semelhantes às de restaurantes. Como se não fosse o bastante, atrás do banco do motorista foi montado um banheiro com vaso sanitário, pia, espelho e chuveiro. A cama ficava acima do teto e era grande o suficiente para um casal viajar. Havia também uma pequena TV. Isso tudo em 1979!
O Livlab é apenas um exemplo de um caminhão transformado em uma pequena casa. Nessa mesma época surgiram outros projetos semelhantes por empresas americanas, conseguindo juntar o básico de uma casa nas cabines de caminhões. A Coachmen também foi muito popular nesse tipo de transformação. Era parecida com a Livlab, apesar de não oferecer banheiro. Por outro lado, contava com uma grande cozinha e duas camas, sendo uma sobre a cabine e outra atrás dos bancos, que era dobrada no chão quando não utilizada.
Essas cabines eram um verdadeiro luxo, geralmente construídas de forma personalizada para o cliente. Por isso, eram muito caras e poucas unidades foram feitas. Por exemplo, do Livlab foram fabricados apenas 20 exemplares. Além disso, esses implementos foram interessantes na América somente até a virada dos anos 70 e 80, quando limites na restrição de comprimento do conjunto estavam vigentes nos estados do leste. Mais tarde, essas restrições foram baixadas e os limites deixaram de existir, fazendo com que os caminhões pudessem ter praticamente qualquer tamanho. Assim também, os espaços de cabine aumentaram significativamente.