CaminhõesCuriosidadesHistória

Ford Tri-Coach, um ônibus que foi acoplado em um “semicavalo”

 

Atualmente os caminhões com semirreboques para transporte de passageiros são bem raros de se ver. Mas no passado foram muito comuns em vários países europeus, em Cuba com o famoso “camello” e até no Brasil com o “papa-fila”. Esses dois últimos em breve terão um artigo próprio. Eles foram muito versáteis no que diz respeito à utilização dos veículos em outras aplicações, por exemplo. Mas havia o problema da falta de comunicação entre o motorista e os passageiros. Pensando na solução desse problema, há 90 anos foi construído um veículo em que o conjunto era a carroceria de ônibus acoplado a um cavalo mecânico sem cabine, pois o motorista estava no comando do semirreboque. Essa invenção foi criada em 1932, sendo um projeto por George W. Yost e construção da americana Heisers. Chamado de Ford Tri-Coach, ele era baseado em um caminhão Ford com um semirreboque de passageiros onde o motorista ficava no próprio semirreboque, detalhe que diferenciava o Tri-Coach de todos os outros caminhões para transporte de passageiros que existiam.

 

1932 Ford Model B

 

A ideia de Yost foi retirar a cabine dos caminhões Ford, deixando somente a parte do capô, e no lugar da cabine foi adicionada uma quinta roda para engatar o semirreboque. Como a quinta roda estava bem à frente e consequentemente o semirreboque também, a posição do motorista não ficou muito diferente do original. No semirreboque foi adicionado todo o painel e todos os instrumentos de direção como direção e câmbio. Mas o detalhe que pesava contra esse projeto era que o “semicavalo” deveria estar permanentemente conectado, pois desengatar a quinta roda implicada em desmontar todo o sistema de transmissão que passava por ali, já que o comando ficava na parte de cima. E outra, sem o semirreboque, o cavalo não tinha como ser utilizado.

 

 

Mas então qual seriam as vantagens desse veículo em comparação com um ônibus tradicional ou o semirrboque com cavalo mecânico normal? Primeiramente, a transferência da mecânica do Ford para cima diminuiu a altura do semirreboque, tornando-se mais fácil entrar no Tri-Coach do que em um ônibus convencional da época, que ainda não existiam veículos com piso rebaixado. Além disso, também reduziu a rotação da carroceria nas curvas melhorando a realização de manobras. E somado a isso, alegou-se um ganho econômico, visto que os Fords eram veículos baratos de aquisição e operação.

 

 

 

Inicialmente o Tri-Coach tinha um motor a gasolina de 4 cilindros, pois achava-se que seria suficiente, visto que o conjunto todo pesava apenas 3,5 toneladas. Mas em 1934 começou a ser fabricado com motor V8 a gasolina. A capacidade de transporte era de 46 pessoas, sendo 26 sentadas e 20 em pé.

 

 

O Tri-Coach não foi somente um protótipo, estima-se que doze unidades circularam durante a década de 1930 em Washington. Infelizmente tiveram vida curta, pois a partir de 1937 começaram a ser retirados de operação. Nesse ano houve uma alteração no código rodoviário americano proibindo o transporte de passageiros em semirreboques e em 1940, por fim, encerraram definitivamente os trabalhos.

 

 

Isso não significa que a ideia americana foi completamente esquecida. Em 1945 foi criado na Austrália um ônibus chamado Dyson Landliner Bus, muito parecido com o Tri-Coach de George W. Yost. No Landliner o motorista também ficava no mesmo espaço dos passageiros, que já lembrava muito um ônibus convencional, mas o controle era realizado com um “carro” direcional com quatro rodas que ficava sob a parte frontal do ônibus. Esse veículo responsável pela tração tinha dois motores V8 Ford, o mesmo utilizado no Tri-Coach. Infelizmente esse modelo teve uma história muito mais curta, pois apesar de bonito, foi um fracasso e acabou não sendo utilizado de forma regular. No futuro também trarei um artigo somente sobre o Landliner.

 

Dyson Landliner Bus

One thought on “Ford Tri-Coach, um ônibus que foi acoplado em um “semicavalo”

  • mauricio-brasil3000@hotmail.com

    Ford é Ford.

    Resposta

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF