Começa a faltar diesel no mercado nacional
De acordo com publicação feita pelo jornal O Tempo, de Minas Gerais, transportadores já começam a notar a redução da disponibilidade de diesel no mercado nacional.
Isso está ocorrendo porque a Petrobras opera com valores abaixo da paridade de importação, e outras empresas do setor não estão realizando importações. Além disso, a estatal não consegue suprir toda a demanda do país.
Para as importadoras independentes, a importação dos combustíveis não é vantajosa, porque a venda é feita por valor abaixo do custo. O valor do litro do diesel no mercado internacional está cerca de R$ 0,80 mais caro do que no Brasil.
Em maio de 2023, a Petrobras anunciou mudanças em sua política de preços, realizando alterações em sua estratégia comercial. A medida aconteceu por interferência do Governo Federal.
De acordo com a estatal, a nova estratégia comercial usa referências de mercado como:
- o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação,
- o valor marginal para a Petrobras.
O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.
Com o anúncio, a política de preço de paridade de importação chega ao fim, após quase cinco anos. A Petrobras destaca que a nova estratégia mantém o alinhamento aos preços competitivos por polo de venda, tendo em vista a melhor alternativa acessível aos clientes.
Logo após essa mudança, as empresas do setor já alertavam para problemas de abastecimento dos combustíveis.
A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) publicou um relatório nesta semana, mostrando que a defasagem do valor do diesel entre os preços do mercado internacional e o preço de venda no Brasil é de 22%.
“Já começou a faltar diesel. Está tendo uma restrição pesada e ninguém consegue atender com totalidade os seus parceiros. A Shell não consegue atender todos os clientes dela, a Ipiranga também não. Então já há uma redução na quantidade solicitada”, explica a diretora do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg), Juliana Martins. Ela apontou a falta, principalmente, do óleo S10.
De acordo com o Setcemg, as distribuidoras de combustíveis já têm priorizado empresas que prestam serviços de necessidade básica, como hospitais, empresas de coleta de lixo e outros.
Em nota, a Petrobras destaca que não vê risco de desabastecimento de diesel. A empresa afirma que tem cumprido suas obrigações com as distribuidoras, e diz que não é a única fornecedora de combustíveis do país, que tem outros atores (distribuidoras, importadores, refinadores, formuladores).
Eu também não tô vendo nada disso.
Matéria comprada.
Positivo.
Eu sou caminhoneiro e não vejo faltar diesel em lugar nenhum.
Matéria tendenciosa e mentirosa.
A Venezuela começou vendendo combustível a preços insignificante abaixo do mercado internacional hoje eles estão sentados sobre uma das maiores reservas de petróleo do mundo e não tem condições de explorar suas próprias reservas.
Se subirem os combustíveis sugiro ao povo escolhermos uma distribuidora e só comprar combustível dela após 60 dias . Depois faríamos um rodízio com todas elas do mesma jeito. Nas capitais e nas grandes cidades dá certo.
Eita conversinha de bolsonaristas. Ele o litro do diesel a 8 reais de novo aí esse povo fica contente. Pagar mais barato é bobeira, caminhoneiro ganha muito. Vamos voltar o Guedes e dobrar o preço do litro do diesel, aí não falta
Cartel das distribuidoras em ação, começou a baixar o preço no mercado eles vão colocar pressão para voltar a subir.
Bom dia a todos,Tenho Óleo Diesel EN-590 ao valo de 450USD/Ton.
Navios com 50.000 MT e 100.000MT
Somente carga fechada
Me contato (41)98804-0740
Tinha que ter um dedo podre do governo federal!
Lula aonde toca destroe. pqp!
Kkk kkk seria providência divina
Lucro exorbitante dinheiro no bolso de ladrões …. Simples assim !…
Kkkkkkkk bem isso
Lula fará uma cirurgia em Outubro e se tivermos sorte ele irá morrer durante o procedimento. Se isso acontecer (o que será lindo), o Brasil pode ter uma chance de se desenvolver.
Muito engraçado os esquerdistas. São só 7 meses de governo e os problemas já estão aparecendo em todos os setores. Isso que pegaram um País com a economia controlada. Será que não dá pra abrir um pouco os olhos e ver que estamos sendo governados por pessoas incompetentes, interesses próprios e que foda-se à população. Amarra as calças meus amigos e fiquem atentos com as despesas. A Barrigueira vai apertar.
Uma matéria tendenciosa dessas deveria responder a altura criminalmente , não tem o que falar , fique calado .
Calma o tempo é senhor da razão , espere e veja a bomba que isso vai trazer!!!!
ESSE MAFIOSO,PENSAM QUE O POVO E BURRO MEUS CAROS!! VAI LA NO SITE DO SPUTYNIK E VEJAM QUE DESDE O ANO PASSADO ELES AUMENTARAM EM BILHOES ,COMPRANDO DISEL MAIS BARATO DOS RUSSO,PRA ESPECULAREM COM ESTOQUES,COMO ESTAO FAZENDO AGORA
Essa propaganda terrorista de falta sem estar faltando, é típica dos viciados em mais valia, fica quietinho de boca calada, saíram do pior governo que o Brasil já teve, pra vir falar bobagem, presta bem atenção como é que de faz, só!
Mario Tommasini
Ninguém compra pra vender com prejuizo, sabe oique vai acontecer agora, subsidio, dinheiro que iria pra saúde, educação agora vai ter que ir pra subsidiar preço de combustível pra poder suprir o mercado. Não é uma questão de concorrencia.
Ué, vocês não são a favor da livre concorrência. Quer concorrer com a Petrobrás abaixa o preço. Ou pega sei banquinho e saia de mansinho. Quem não tem competência não se estabelece.
Kkkkk… Bem isso… muito boa sua resposta.
Os caras estão querendo sabotar o país através de esquemas como esse, e tudo política vcs bolsonaroatas me dão nojo
Essa conversa de faltar diesel no mercado é simplesmente pressão das distribuidoras para que a Petrobras volte com a ppi e eles possam ter lucros exorbitantes novamente.
A falta não é nos postos, é nas distribuidoras. As importadoras não estão comprando diesel no mercado internacional. O valor no mercado internacional é maior que o do mercado brasileiro. Prejuízo.
É isso aí, Queremos voltar a pagar 9,00 no diesel, onde já se viu pagar 4,80 ?, fala aí patriota?
Isso é uma jogada de marketing das importadoras, dizem não compensar, deixando faltar o diesel no mercado interno, forçando assim a Petrobrás a subir os preços do mesmo. Para que as importadoras voltem a ter seus lucros exorbitantes!
Sempre Mané
A lei da oferta e demanda sempre irá prevalecer, e por isso precisamos dos importadores para manter a oferta do produto acima da demanda…Se faltar combustível pode ter certeza que o posto que tiver Diesel vai cobrar a mais mesmo a Petrobrás vendendo barato.
Ou esqueceram que durante a greve dos caminhoneiros fizeram fila nos postos para abastecer gasolina à R$10 o litro?
FAZUELI OTÁRIOS, KKKKKKKKKK
Aqui no PR vários postos estão sem o Diesel S10.
A população precisa lembrar que apesar de o Brasil ser “autosuficiente em petróleo” esse não é refinado 100% dentro do país. Por isso mais de 30% do Diesel é importado por empresas do setor, e é aí que entra o detalhe. Uma empresa de importação privada não irá importar o combustível por um valor acima do que a petrobrás está vendendo, tendo ainda que arcar com outros custos. E assim se forma essa defasagem no abastecimento.
Tendo em vista que a Petrobrás possui o monopólio de refino no país e não consegue refinar 100% da demanda, ninguém vai importar a demanda faltante pra ter prejuízo… Vai faltar o diesel.
importadores querem voltar com o PPI a base do pânico kkkk
Muito estranho, até na Bahia que o diesel tá bem caro não percebi nenhum posto sem diesel. Estranho essa conversa