Volvo faz recall de 63 mil caminhões nos Estados Unidos
63.095 caminhões Volvo estão sendo chamados para execução de uma manutenção de segurança nos Estados Unidos e Canadá. De acordo com a montadora, pode haver um desgaste prematuro no motor elétrico do limpador de para-brisa, o que pode limitar a visibilidade em caso de chuva ou neve.
A Volvo destacou, em comunicado à National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) que nenhum acidente ou ferimento pelo problema foi relatado até o momento.
O problema pode acontecer sem que o motorista possa notar, parando os limpadores de uma vez. Cerca de 6% dos caminhões fabricados entre 2021 e 2023 podem apresentar o problema.
O recall abrange os modelos VNR, VNL, VHD e VAH fabricados de 3 de maio de 2021 a 5 de julho de 2023. Dos caminhões chamados para o recall, 55.012 estão nos EUA e 8.083 estão no Canadá.
A Volvo monitorava o problema desde outubro de 2021. Em análise nos fornecedores, foi notado que os motores elétricos eram fabricados com engrenagens e lubrificação de baixa qualidade. Isso criou incompatibilidade entre os componentes do sistema.
Se a Volvo detectar o problema nos caminhões, fará a substituição gratuita do sistema de acionamento dos limpadores de para-brisa.