CuriosidadesTratores

Visitamos o Museu dos Tratores em Carambeí, veja alguns modelos da exposição

Em Carambeí, pequeno município do interior do Paraná, localizado próximo à Ponta Grossa, existe um museu dedicado ao maquinário agrícola utilizado pelos pioneiros, principalmente os imigrantes holandeses que se estabeleceram na região, bem como seus descendentes.

Trator Hanomag R45 de 1951

O museu dos tratores, maquinários e implementos agrícolas, apresenta peças e veículos que demonstram os processos e experiências dos habitantes do município no meio rural. Os itens do acervo, que conta desde implementos de tração animal e veículos motorizados, demonstra como surgiu e se desenvolveu o trabalho rural da região, hoje considerada uma das mais avançadas, tecnológicas e desenvolvidas do país.

Trator Cockshutt 20 da década de 1950

Os tratores foram introduzidos pelos primeiros imigrantes na década de 1940 e eram considerados itens de luxo para o trabalho no campo. As peças expostas carregam a memória da vida na colônia e do dia a dia no trabalho do campo. Com um acervo em constante transformação, atualmente o museu conta com dezenas de tratores dos mais variados anos, modelos e aplicações, implementos de arrasto animal e motorizado e colheitadeiras.

Trator John Deere Model D de 1951

Dentre os itens do acervo se destacam alguns exemplares de tratores Massey-Harris e Ferguson, doados pela própria Massey Ferguson do Brasil, além de alguns raros, como por exemplo dois tratores Hanomag, de origem alemã. Também integram o museu tratores da International Harvester, hoje Case, da americana Allis-Chalmers (absorvida pela AGCO), alguns tratores da John Deere e Ford, e um raro trator da Cockshutt, marca canadense extinta em meados da década de 1970.

Motoniveladora Allis-Chalmers W Speed Patrol de 1940

Outro destaque do acervo é uma colheitadeira Massey-Harris modelo 60SP Combine Harvester, exemplar da década de 1950. A 60SP já era uma colheitadeira muito parecida com os modelos atuais, com plataforma de 10 pés para grãos construída em madeira.

O museu faz parte do complexo Parque Histórico de Carambeí, que abre de terça a domingo das 10h às 17h com ingressos à R$ 30,00 (com opção de meia entrada). Além do museu dos tratores, o Parque conta com diversos outros espaços referente à imigração holandesa na região de Carambeí. Mais informações você encontra no site do Parque: https://www.aphc.com.br/

Deixe um comentário!