Veículos militares disfarçados de elefantes – a criatividade dos britânicos

Os veículos militares, principalmente os de combate, sempre são camuflados. Inclusive cada país (ou organização militar) possui um padrão próprio. A camuflagem é uma característica da natureza, sendo uma habilidade natural de muitos animais e plantas, que geralmente está relacionado ao disfarce em relação ao ambiente, principalmente pela cor e textura.

Mas esse artigo não é sobre veículos militares camuflados por conta de sua pintura, e sim pela criatividade do ser humano em não ser desvendado. O primeiro exemplo é um tanque britânico chamado de “Matilda”, utilizado durante a Segunda Guerra Mundial.

A ideia de camuflagem aqui era fazê-lo parecer com um caminhão ou um carro civil. Algumas vezes ainda era transportado sobre um caminhão, como na foto que abre esse artigo, mas também poderia se locomover sozinho com a camuflagem, pois a “grade” do disfarce era vazada e permitia que o condutor tivesse visão.

RECOMENDADO  Você conhece a origem da palavra CAMINHÃO?

Mas sem dúvidas o mais interessante e curioso disfarce criado pelos britânicos para os blindados Lanchester durante uma operação na Índia. Eles disfarçaram os veículos de… ELEFANTES. Como naquele país há elefantes por toda parte, não chamavam a atenção e, principalmente vendo de longe, não era capaz do olho humano distinguir entre um verdadeiro ou falso.

 

Enquanto um avião se aproximava, os “elefantes” andavam bem mais devagar, como se fossem animais verdadeiros. E quando a reconhecimento aéreo inimigo terminava, a velocidade poderia aumentar como um caminhão normal.

RECOMENDADO  BC Cargo Logística tem vagas para motoristas carreteiros no Paraná

André Felipe Mudrei

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading