Mercedes-Benz e Volvo desenvolverão caminhões em conjunto

Imagem de Microsoft Copilot Image Creator

A Daimler Truck e o Grupo Volvo vão trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de caminhões, com a criação de um joint venture para avanços em uma plataforma comum de caminhões, que usarão softwares e sistemas operacionais unificados.

Apesar de os caminhões usarem a mesma tecnologia básica, ainda será possível que cada marca use suas próprias tecnologias, especialmente com funções exclusivas para cada modelo. Isso deve reduzir custos e melhorar a experiência dos clientes com caminhões multimarcas.

As duas empresas esperam que outros parceiros, incluindo montadoras de caminhões, passem a fazer parte do negócio futuramente.

RECOMENDADO  Chuvas atrasam escoamento da soja e provocam “corrida logística” em março, aponta Frete.com

A joint venture será uma empresa independente, pertencendo igualmente às duas montadoras (50% para cada). Apesar disso, as montadoras continuarão atuando como concorrentes no segmento.

A nova empresa será baseada em Gotemburgo, na Suécia, e vai juntar a tecnologia e recursos das duas montadoras, para estabelecer um novo padrão de sistema operacional para caminhões, que poderá ser usado por qualquer fabricante de caminhões do planeta.

A empresa, ainda sem nome, deve começar a operar no começo do ano que vem, após a aprovação dos órgão competentes na Europa.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading