Volvo espera mercado menor de caminhões em 2025

A Volvo colheu excelentes resultados de vendas no ano passado, alcançando o número de 23.185 caminhões vendidos no Brasil, e consagrando mais uma vez o modelo FH 540 como o caminhão mais vendido, com 7.765 unidades emplacadas. Para 2025, no entanto, as vendas podem ser menores.
A análise da Volvo foi divulgada ontem, 12 de fevereiro, em coletiva de imprensa realizada em São Paulo. De acordo com a montadora, apesar do otimismo registrado em 2024, especialmente com altos números de pedidos durante a Fenatran, as vendas nesse ano devem ser menores para todas as montadoras presentes no Brasil.
Para a Volvo, a alta dos juros, que tem a ver com as questões fiscais do país, impacta diretamente as projeções de compras de novos caminhões pelos transportadores, que devem esperar mais para renovar e ampliar suas frotas.
Uma grande parte dos investimentos em novos caminhões anunciados pelas empresas de transporte na Fenatran já foram canceladas, e isso deve ser refletido nos emplacamentos nos próximos meses. No total, as vendas para todas as montadoras podem cair até 10% em 2025.
2024
No ano anterior, com mais de 23 mil unidades vendidas, a Volvo assegurou um market share de 23,7%. Além do FH 540 ser o caminhão mais vendido do Brasil, outros modelos Volvo figuraram com destaque, como o FH 460, que registrou 4.956 unidades vendidas, sendo o segundo modelo pesado mais vendido. O FH 460 ficou em terceiro na classificação geral.
Outro destaque da marca foi a linha de caminhões VM, que teve 7.462 emplacamentos. O Volvo VM 290 foi o modelo líder em vendas do País no segmento de semipesados, com 4.026 unidades, ficando em sétimo na tabela dos mais vendidos, entre todos os segmentos.

Outros grandes destaques da Volvo são os modelos vocacionais, onde a montadora tem obtido ótimos números de vendas, demonstrando a robustez e durabilidade dos caminhões em todos os cenários.
A marca teve a maior participação nos segmentos florestal (61% de market share), mineração (44% de market share) e cana-de-açúcar (29% de market share).
O caminhão VMX, voltado para operações severas, teve mais de 3 mil unidades vendidas, totalizando cerca de 40% do total de caminhões da linha VM vendidos.

