MAN inicia entrega de caminhões novos usando modelos elétricos eTGX

Imagem de MAN Truck & Bus

Os caminhões MAN produzidos agora na Polônia começam a ser entregues utilizando modelos elétricos da própria marca. A missão é da VEGA International, que realiza a logística dos caminhões novos da marca na Europa.

A aposta para a descarbonização das entregas é um conceito intermodal, usando trens para o percurso mais longo, e o transporte final dos caminhões até as concessionárias ou clientes será feito usando modelos MAN eTGX totalmente elétricos.

De acordo com a MAN, essa integração de modais permitirá uma redução de cerca de 2.700 toneladas de CO₂ por ano. Após uma fase de testes práticos bem-sucedida com dois caminhões MAN eTGX, a VEGA planeia expandir gradualmente o conceito de transporte totalmente elétrico. Até ao final de 2026, deverão entrar em serviço mais 30 a 40 caminhões MAN eTGX.

“A VEGA tem sido uma parceira forte e inovadora para nossa logística de distribuição há muitos anos. Juntos, trabalhamos constantemente em soluções para reduzir ainda mais a pegada de carbono de nossos produtos. A combinação de caminhões elétricos com outros meios de transporte de emissão zero demonstra como cadeias de suprimentos sustentáveis ​​podem ser implementadas de forma inteligente”, afirma Michael Kobriger, membro do Conselho Executivo de Produção e Logística da MAN Truck & Bus.

Imagem de MAN Truck & Bus

“Com os dois caminhões eTGX, estamos adquirindo experiência valiosa em operações exigentes do mundo real, que envolvem diferentes rotas e locais de descarga todos os dias. A autonomia da bateria e a adequação operacional dos veículos provaram ser excelentes. Estamos usando essas descobertas para eletrificar mais rotas de transporte em conjunto com nossos parceiros”, afirma Franz Blum, CEO da VEGA.

Todas as semanas, os caminhões MAN eTGX da VEGA fazem o transporte de 30 a 40 caminhões novos entre terminal ferroviário VEGA em Rheine, perto de Osnabrück, na Alemanha, até distâncias de 300 km.

RECOMENDADO  UniLink Transportes tem novas vagas abertas para motoristas carreteiros em Fortaleza-CE

Os caminhões são fabricados em Cracóvia, na Polônia, e fazem a viagem até a Alemanha em trens. Desde o início do projeto, em junho de 2023, o terminal VEGA transportou mais de 11.000 caminhões por trem de forma mais sustentável, economizando 6.000 toneladas de CO₂.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading