Top 5 melhores roncos de escapamento direto, na nossa opinião!

DG5TP6PU




O sistema de descarga de um motor a combustão, como o próprio nome já sugere, é um componente do motor que expele, filtra e silencia os resíduos ou gazes que não foram aproveitados no processo de combustão.  E ao contrario do que muitos devem pensar, o sistema de descarga de um veiculo é um componente levado muito a sério em um projeto, seja ele para filtrar melhor os resíduos poluentes para se ter um veiculo ecológico, ou para o veiculo produza um som que o basta o ouvido menos despercebido capitar, que já irá lhe reconhecer. E é disso que vamos falar neste post, do Som que esse sistema produz, e quais são os 5 melhores, em nossa opinião.

Imagine que o sistema de descarga seja uma flauta gigante, com um gigante assoprando na extremidade dela, a flauta comum é composta por orifícios que conforme você os fecha a flauta produz um certo som, com certa nota, na outra extremidade. No sistema de descarga ao invés de orifícios você tem barreiras, catalisadores e tubos de diferentes diâmetros que interferem no som que sai na outra extremidade. Daí cabe ao musico, ou mecânico que trabalha com escapamentos, tapar os orifícios certos e dimensionar os componentes para produzir o melhor som possível na outra extremidade da flauta ou cano. Trabalho que, na minha opinião, quando bem feito é uma arte para se admirar.

Este é o “Top 5” mais bonitos sons produzidos por escapamentos, originais ou não, do Brasil, na minha opinião:

5° VW Constellation:
Me admira por ser um caminhão moderno, com catalisadores e 1001 abafadores, e convenhamos que não é um dos mais robustos, mas quando tem um trabalho de escapamento feito por um mecânico de respeito produz um dos roncados e estralados de freio motor mais bonitos que eu já ouvi.

 

4° Volvo nl Power 340

Volvos sempre deram a ideia de caminhões robustos, fortes, e o barulho da descarga, mesmo a original, não poderia passar uma mensagem diferente:

 

3° Scania 113

Talvez o ronco de escapamento direto mais ouvido de hoje em dia, não é estralado, e não é tão alto, é apenas um som bonito de se escutar.

2° Os V8 da Scania

8 Cilindros gigantes mais uma turbina que gera uma pressão imensa expelindo gazes por um único cano de 7 polegadas, acho que não preciso dizer mais nada, só que eles mereciam um post especial.

 

1° FNM’s

Gostoso de se apreciar como um velho wisk, porém se você beber/ou ficar perto por muito tempo, não fará bem a sua saúde.

Nunca um roncado caracterizou tanto um caminhão no Brasil como os dos FNM’s, pessoas conhecem, de muito longe, que um vem vindo só por causa do barulho. Quem conhece sabe, e admira esses caminhões pela historia que eles tem, ou que alguém tem com eles.

 

 

Tem uma opinião diferente?
Nos conte, e se possível, coloque o video também!

Obrigado!




4 comentários em “Top 5 melhores roncos de escapamento direto, na nossa opinião!

  • 08/05/2014 em 21:32
    Permalink

    faltou o 1519 1525

  • 01/04/2014 em 18:29
    Permalink

    Ola, o roncar é uma coisa fenomenal. Eu tenho uma scania r500 v8 e ando a tentar por um ronco desse genero, mas nao estou a conseguir, ja tentei varias coisas, mas ainda nao está no ponto, por favor alguem pode me ajudar e explixar como fazem esse som, como constroem o escape…. preciso ajuda … :) fico aguardar opiniões…. abraço

  • 06/03/2014 em 08:37
    Permalink

    Ai é o ouvido do carro que esta passando um filhadaputa desse que curti ne.

Fechado para comentários.