Orlando Merluzzi deixa a Foton e anuncia consultoria especializada no setor automotivo

Orlando_Merluzzi_-_vice-presidente_da_Foton_Aumark_do_Brasil

Baseado em sua ampla experiência no setor automotivo, Orlando Merluzzi anuncia o lançamento oficial da MA8 Management Consulting Group no Brasil, empresa de consultoria para planejamento, gestão e governança no setor automotivo brasileiro, que tem o objetivo de dar suporte e orientar empresas e investidores nacionais e estrangeiros a decidirem pela correta estratégia de seus negócios no Brasil.

A empresa foi criada em 2012 e a partir de agora passa a ser conduzida de maneira exclusiva por Merluzzi. Após assessorar o empresário Luiz Carlos Mendonça de Barros durante os últimos três anos na bem-sucedida tarefa de trazer a montadora chinesa de caminhões Foton para o Brasil, o executivo anuncia o desligamento de suas funções do Conselho Gestor da empresa para se dedicar exclusivamente a MA8 Management Consulting Group, segundo ele, um dos mais importantes projetos de sua vida profissional.

De acordo com Orlando Merluzzi, a MA8 será composta por uma rede de seletos e experientes profissionais da indústria brasileira, que atuarão em forma de conselho gestor, partnership ou por demanda de projeto. Os profissionais são referência e possuem histórico comprovado de sucesso no setor automotivo, com sólidas carreiras em áreas estratégicas como operações comerciais, redes de concessionárias, pós-venda, finanças corporativas, assuntos jurídicos, logística, engenharia e manufatura.

A MA8 Management Consulting Group já vem atuando nos segmentos de carros, comerciais leves, caminhões, ônibus, máquinas de construção, máquinas agrícolas, equipamentos de mineração, e o mercado de peças de reposição.

A especialização das equipes da MA8 abrange setores estratégicos do negócio automotivo no País, como canais de distribuição e redes de concessionárias, estratégia de manufatura, startup, estratégia de produtos, assuntos jurídicos, desenvolvimento de contratos e acordos legais, planos de financiamento, análise de investimentos, desenvolvimento de sucessores, governança corporativa, reestruturação e profissionalização de empresas, fusões e aquisições, expansão, desinvestimento e estruturação de conselhos.

Orlando Merluzzi é engenheiro e administrador de empresas e acumula 30 anos de experiências no setor automotivo, adquiridas em grandes empresas com culturas distintas, entre elas, Sifco, Ford, VW, Volvo, Iveco e Foton. Executivo de negócios especializado em operações comerciais e desenvolvimento de redes de concessionárias e importadoras, possui experiência internacional e histórico profissional desde o “chão de fábrica”, finanças, vendas, marketing até o conselho gestor e consultoria empresarial. Merluzzi também é autor de vários artigos sobre o setor automotivo e mundo corporativo, publicados em jornais, revistas e blogs.

Braço de negócios na China

Segundo o executivo, um diferencial da MA8-MCG será o China Desk, um braço de negócios na China que irá operar a partir de Beijing, Shanghai e Chengdu, com objetivo de orientar investidores asiáticos no setor automotivo em sua correta entrada no mercado brasileiro. “São clássicos os exemplos recentes de empresas estrangeiras que enfrentaram dificuldades para entrar no Brasil, por falta de informações corretas ou por terem aplicado a estratégia errada para o País. Não me refiro apenas às empresas asiáticas. O Brasil não é para amadores, mas um País repleto de oportunidades para novos negócios, principalmente no setor automotivo e a correta orientação ao investidor e o nosso propósito na MA8”, afirma Merluzzi.

A empresa está localizada em Santana de Parnaíba, São Paulo, no bairro de Alphaville. Maiores detalhes sobre as áreas de atuação da MA8 Management Consulting Group podem ser encontrados nos sites www.ma8consulting.com e www.ma8consulting.com.br.

Deixe sua opinião sobre o assunto!