Glider Kits – Uma solução barata para renovação de frota

por Blog do Caminhoneiro

Glider Kits (1)Imagine que você tenha um caminhão usado, antigo, mas com motor e caixa de câmbio em bom estado e altamente confiáveis. Você precisa de um caminhão novo de ano, mas não quer perder os investimentos em manutenção e atualizações que tenha feito no seu motor.

É aí que entram os Glider Kits, caminhões completos, mas sem motor e caixa de câmbio, que são comprados para instalação dos motores antigos e rodam como se fossem novos.

Essa prática surgiu nos Estados Unidos a mais de 30 anos, mas agora, devido à crise econômica, está crescendo mais que a venda de caminhões novos. Algumas empresas, que antes faziam outros tipos de serviços, hoje se dedicam exclusivamente à montagem dos Glider Kits. Uma delas é a Fitzgerald, a maior montadora de Gliders dos Estados Unidos.

Glider Kits (2)No caso da Fitzgerald, os kits são comprados de grandes montadoras, como a Freightliner e Peterbilt, mas sem motor, caixa de câmbio e outros detalhes. Já os motores são comprados em leilões de sucatas e de caminhões antigos, mas com uma condição: Precisam ser fabricados depois de 2003. Esses motores e outros componentes passam por uma revisão completa, e em caso de necessidade são desmontados e remanufaturados, ficando em estados de novos. As caixas de câmbio são Eaton-Fuller remanufaturadas, vendidas pela própria Eaton.

Todas as peças são montadas no Glider Kit, que sofre algumas modificações, principalmente na fiação elétrica e de ar, para facilitar a manutenção. Funciona como se fosse uma linha de montagem completa. Depois de prontos, os Glider Kits são vendidos por 109 mil Dólares (Freightliner Coronado) e 126 mil Dólares (Peterbilt 379). Os preços são cerca de 25% mais baixos que os modelos novos com a mesma especificação e potência.

Glider Kits (4)Por mais que possa parecer complicada a revenda de um Glider Kit usado, Robert Fitzgerald, presidente da Fitzgerald diz que os modelos chegam a ficar até 10% acima do preço da tabela, porque são valorizados por ter uma tecnologia mais simples e de fácil manutenção.

Como garantia no momento da compra, as montadoras, como Freightliner, Peterbilt e Kenworth, dão garantias que vão de 1 ano até 5 anos ou 750 mil milhas (1,2 milhão de quilômetros) para o chassi, cabine e fiação/tubulações. As transmissões Eaton tem 3 anos de garantia, e os motores tem de 3 a 5 anos de garantia, dependendo o modelo.

Como citado no começo do texto há também a modalidade onde o Glider Kit usa motor, caixa de câmbio e diferencial do caminhão antigo, sendo feita apenas a troca dos componentes, mas com uma garantia reduzida.

gliderBillboardEssa solução facilita a vida de caminhoneiros autônomos e pequenos empresários que precisam renovar a frota de veículos e ter mais segurança nas estradas, com preços mais baixos e atrativos que os caminhões novos. Seria uma interessante solução para a renovação de frota do Brasil.Glider Kits (3) Glider Kits (5) Glider Kits (7) Glider Kits (8) Glider Kits (6)

Fotos e informações: Revista Overdrive Online

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!