Desempenho ao volante: A chave para a eficiência no transporte de cargas

por Blog do Caminhoneiro

conheca-piores-habitos-transito-evite-acidentes-blog-do-caminhoneiro-1

Um dos principais desafios das empresas de qualquer setor é maximizar a produtividade, garantindo a maior economia de recursos e a gestão eficiente dos processos. Na área de transportes, isso não é diferente. Além dos investimentos em tecnologias de rastreamento e monitoramento de cargas, a preservação do capital humano e do patrimônio têm suma importância para uma gestão eficiente.

Isso quer dizer que a avaliação da qualidade na prestação do serviço começa na capacitação e na constante reciclagem de motoristas e condutores para a adoção de boas práticas ao volante, garantindo-lhes máxima segurança no desempenho de sua função e mínimo desgaste em sua ferramenta de trabalho.

Existem hoje no mercado, empresas que capacitam e avaliam a conduta dos motoristas, trabalhando para que eles adotem as melhores práticas de dirigibilidade, contribuindo não só para sua segurança, como também para a economia de combustível e aumento da vida útil de freios e pneus.

Além da conduta profissional, é possível monitorar pelo veículo, por meio de tecnologias específicas, o desempenho destes motoristas, no dia a dia, com um diagnóstico preciso de suas ações ao volante, em tempo real. É o caso da ferramenta “Desempenho”, desenvolvida pela 3T, com o intuito de tornar a gestão do processo de transporte mais eficiente, ao detectar possíveis desgastes na frota, apontando para o gestor ações que podem ser feitas para minimizar perdas materiais.

O uso desta ferramenta, que monitora o consumo de combustível, o tempo de exposição em diferentes faixas de velocidade, as formas de condução do motorista em curvas e frenagem, pode ocasionar uma economia de até 15% no consumo de combustível, no desgaste de pneus e na manutenção, traduzindo-se em mais qualidade no transporte de cargas, maior segurança dos frotistas, menores custos com reparos, além de contribuir para práticas socialmente responsáveis das empresas, uma vez que os recursos são poupados, durando por muito mais tempo.

Edésio de Campos Horbylon Neto, diretor superintendente da 3T Systems, do Grupo José Alves. Graduado em Direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, possui especialização MBA em Estratégias de Gestão em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O executivo acumula passagem na Autotrac, Texaco do Brasil e Xerox do Brasil.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!