Grupo Cielo desenvolve ferramenta para controle de frotas e motoristas

slider3

Estradas lotadas, horários apertados, pressa. Ingredientes perfeitos para aumentar os custos da empresas de transporte com acidentes, manutenções corretivas, desgaste excessivo de pneus e aumento do consumo de combustível. Visando mudar essa realidade, o Grupo Cielo, por meio da empresa Civitec, desenvolveu o software Salvador, para controle e telemetria de caminhões e ônibus.

Trata-se de um aparelho ligado à rede CAN do caminhão, que faz a leitura e diagnóstico de todos os parâmetros da viagem, como aceleração, frenagem, rotação do motor, entre outros. Com esse sistema, o empresário tem todas as informações à sua disposição, e pode, conforme as configurações do aparelho, modificar o modo de dirigir do motorista.

Nesse caso, o sistema lê irregularidades que o motorista faça durante o trajeto, como acelerações bruscas, rotações do motor acima do limite, excessos de velocidade, e para cada caso o sistema tem uma “punição” ao motorista. Essa punições vão desde a redução das RPM do motor, fazendo com que o motorista evite esticar as marchas, até o controle da velocidade, limitando a velocidade por certo tempo, para que o motorista passe a agir com mais responsabilidade no trânsito.

Outra possibilidade do aparelho, é que, em caso de roubo, o sistema age integrado ao rastreador e passa a limitar a velocidade do caminhão a apenas 10 km/h, impossibilitando uma fuga, ou pode desligar o caminhão, desativando o motor eletronicamente.

O controle das atitudes dos motoristas na estrada pode ser um grande aliado das empresas na redução de custos, e principalmente na redução de acidentes. Diversas empresas tem usado o sistema, e em pouco tempo já puderam notar a diferença.

Para mais detalhes acesse o site da Civitec: http://www.civitec.com.br/portal/produtos/

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Grupo Cielo desenvolve ferramenta para controle de frotas e motoristas

  • 22/09/2018 em 20:31
    Permalink

    cara que desenvolveu isso deveria era ser preso e responsabilisado por cada pessoa que colide atras de um caminhao desse. se o engenheiro da fabrica fes o caminhao assim …. vem um pe de chinelo querendo vender essas bostas pra as empresas fuleiras

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio