Tatra apresenta chassi com tração 16×8

por Blog do Caminhoneiro

tratra 16x8A Tatra acaba de apresentar o seu maior caminhão já produzido, com tração 16×8, que pode facilmente ser ampliada para uma versão 16×16. O veículo foi encomendado pela empresa alemã Streicher Drilling Technology, que produz equipamentos para perfurações. Este caminhão será usado para perfurações em terrenos difíceis, e deverá receber sobre o chassi um equipamento perfuratriz de 84 toneladas.

O sistema de suspensão do caminhão é muito curioso, sendo um misto de pneumática e de molas comuns, com os três primeiros eixos pneumáticos, os dois seguintes com suspensão combinada pneumática e molas helicoidais, com capacidade de 16 toneladas por eixo. O último grupo de três eixos é composto por eixos direcionais com suspensão pneumática e capacidade de carga de 10 toneladas cada.

O sistema direcional traseiro é composto por um sistema com controle eletrônico que usa o esterçamento das rodas dianteiras para adequar o ângulo de giro. Com essa configuração, o veículo pode transportar até 86,4 toneladas, chegando a 92 toneladas dependendo da combinação dos pneus.

Para movimentar essa indústria sobre rodas é utilizado um motor de 12 cilindros, o Caterpillar C-32, com 32 litros de cilindrada e 1.132 cavalos de potência, com torque de 5.143 Nm. Toda essa potência é dividida entre a tração e o sistema de acionamento dos equipamentos de perfuração, quando em uso. A caixa de câmbio é da marca Allison, modelo 8610 MR6 com retarder integrado. Para levar a força às rodas, é utilizada uma caixa de transmissão secundária, que também é usada como tomada de força para a perfuratriz.

A montagem final do caminhão é feita pela unidade Tatra Force, com a colocação da cabine cerca de 200 mm a frente, e em posição mais baixa em relação ao chassi. Completo, o caminhão pode passar dos 18 metros de comprimento, com 2,49 m de largura e 3 metros de altura.

Depois da montagem completa do caminhão, ele será levado à Alemanha para colocação do gigantesco equipamento de perfuração.

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário