Terceira placa pode deixar de ser obrigatória novamente

por Blog do Caminhoneiro

faixa ouroA Faixa Ouro pode deixar de ser obrigatória novamente. A Terceira Placa ou Faixa Ouro como é conhecida nas estradas, foi implementada em 2010 pela Resolução 370 do Contran, e é chamada oficialmente de “Sistema Auxiliar de Identificação Veicular”, que são duas faixas refletivas amarelas com letras pretas, contendo as informações que já constam na placa dos caminhões. A instalação desse dispositivo era obrigatória para caminhões com peso superior a 4.500 kg.

A resolução 370 foi derrubada em 2011, por iniciativa da NTC&Logística junto com o Ministério das Cidades. O texto original da resolução deveria ser reexaminado antes que a resolução voltasse a valer. Agora a Resolução 575 do Contran, publicada em Dezembro de 2015, volta a exigir a instalação desse dispositivo, a partir de Julho de 2016, em todos os caminhões novos vendidos no Brasil. A fiscalização começará em Setembro.

Não há conhecimento de nenhum estudo técnico posterior à anulação da Resolução original, como obrigava o Ministério das Cidades. Por isso a NTC&Logística entrou novamente em conversa com o Ministério das Cidades, apresentando estudo técnico para solicitar a revogação da Resolução.

Por isso, até que haja uma definição, não se faz necessário a instalação do dispositivo nos caminhões, mesmo que novos. Caso haja ofertas do produto, utilizando a Resolução como base, os caminhoneiros e frotistas podem ignorar. Assim que houver qualquer alteração na Resolução e no processo junto ao Ministério das Cidades, o Blog do Caminhoneiro voltará a informar.

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário