Raro caminhão Mercedes-Benz 1924 Alemão está à venda no Brasil
Em setembro a Mercedes-Benz comemorou 60 anos de Brasil. O primeiro caminhão a sair da linha de montagem foi um L-312, conhecido como torpedo por causa do enorme capô do motor. Vários outros modelos seguiram, e hoje há uma grande variedade de caminhões saindo da linha de montagem da empresa no Brasil.
Porém, mesmo com tantos caminhões fabricados, algum modelos são raríssimos, caso dos caminhões à álcool, como o L-2215, que visava atender a demanda das usinas de cana-de-açúcar em uma época de crise do petróleo e do bum do álcool como combustível no Brasil. Não sabemos se existe algum desses modelos ainda no Brasil, que não tenha sido convertido para Diesel.
Outros modelos são ainda mais raros, devido a terem sido importados da matriz da empresa na Alemanha, em pouca escala, como é o caso do caminhão Mercedes-Benz 1924, fabricado em 1973, e que veio ao Brasil para ser bombeiro. Esse caminhão foi comprado pela Petrobrás e atendeu a empresa em grande parte da sua vida em São Mateus do Sul-PR. Devido ao pequeno número de acidentes na unidade, o modelo apresenta baixa quilometragem, e atendeu inclusive ocorrências de incêndios na cidade, que não tinha grupamento de bombeiros antigamente.
Depois de ser substituído na empresa, o caminhão foi cedido ao Grupamento de Bombeiros que se estabeleceu na cidade até que este recebesse nova frota. Depois disso o caminhão foi leiloado e comprado por um empresário da cidade. Infelizmente o MB 1924 não tem mais o tanque de água e a bomba, mas ainda tem detalhes que remetem ao seu histórico de trabalho, e muitos componentes originais.
Devido ao histórico, baixa quilometragem e originalidade, esse é um caminhão que gostaríamos muito de ver restaurado.
Esse modelo se diferencia dos Mercedes-Benz fabricados no Brasil na década de 1970 pelo capô mais longo, faróis no para-choques, e o motor, de 6 cilindos e 24 válvulas, com 240 cavalos. O valor pedido é de R$ 35.000,00, e o caminhão está em São Mateus do Sul. O vendedor, Luis Carlos, pode ser contactado pelo telefone (042) 8806 2179. O caminhão está anunciado também no Mercado Livre.
Valente.
Só vi desse modelo aqui no bombeiro de Brasília.
Evanir Manoel