Diferente do que ocorreu na última revisão dos preços dos combustíveis, há menos de um mês, quando o preço do óleo diesel na refinaria foi reduzido em 10,4%, mas os ganhos se diluíram entre a distribuição e revenda de combustíveis, dessa a vez, o aumento no combustível provavelmente será sentido no bolso dos transportadores.
O motivo para essa expectativa se baseia no anúncio da Petrobras da última segunda-feira, 5, no qual a companhia comunicou o reajuste do preço do litro do óleo diesel em 9,5%, em média na refinaria, ou de R$ 0,17 na bomba, se repassado integralmente para os consumidores.
Para o presidente do SETCESP, Tayguara Helou, o aumento é inoportuno, pois não leva em conta a redução anterior do preço: “Quando houve a diminuição dos valores de combustível, essas variações efetivamente não chegaram aos postos de gasolina, aos transportadores e ao consumidor final, ou seja, houve a redução, mas o consumidor final não a sentiu”, afirma.
O recente aumento, somado a não repasse no abatimento do preço nos postos de gasolina, interfere diretamente nos custos do setor de transportes de cargas, visto que os encargos com o óleo diesel representam de 25% a 30% nas despesas médias das transportadoras.
Segundo Helou, a crise econômica que atinge o país, em conjunto com o aumento no preço do combustível, pode impactar financeiramente nas empresas do setor, levando-as ao fechamento:
“O SETCESP é totalmente contra o aumento do combustível no país, porque passamos por um dos piores cenários econômicos da história do nosso país. Além disso, por ser um dos itens mais onerosos na planilha de custo das transportadoras, este aumento enterraria definitivamente diversas empresas do setor, não é justo aumentar o preço agora se não houve a redução no passado recente”.
Ainda de acordo com Helou, a expectativa é que a entidade interceda junto ao governo e a Petrobrás para que o preço do óleo diesel seja revisto para baixo.
Tayguara Helou – Presidente do SETCESP
19 comentários
Os produtores rurais tem que se articular para produzir biodiesel por conta própria ou eventualmente usarem óleo vegetal bruto diretamente em tratores e alguns caminhões e caminhonetes anteriores a 2012 ou mesmo de modelos mais recentes desde que não tenham DPF. Já os caminhoneiros tem que botar pressão na ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) para liberar a venda de biodiesel puro nos postos como já se faz com o etanol.
Só tem 1 jeito desses políticos respeitar a classe dos carreteiros.parar no mínimo 30dias.quero ver se o país aguenta 2 semanas.já passou da hora dos carreteiros mostrarem que quem manda nesse país é trabalhadores e não políticos ladrões.eles tem que respeitar o povo.nos não podemos deixar 1 minoria de ladrões decidir o que fazer com o povo brasileiro.tá na hora de mandar alguns políticos corruptos visitar são pedro.só assim eles vão respeitar o povo.
eu sou caminhoneiro já estou desempregado a 1 ano não consigo arrumar nada quem souber de alguma coisa ai me avise
E vai aumenta dinovo a Petrobrás aumentou sem o mercado mundial ter aumentando agora em janeiro de 2017 vai aumenta no mercado mundial…..vcs acha que a petrobras vai deixa barato ….vai ser 2 aumento em um so!!!! Fonte nova cana
Sou transportador de boi vivo tem 2 meses que não tenho viagens
As seguidas adultas do petróleo não van levar o trasporte a falência já levou
Os políticos vai acabar com o Brasil pq os brasileiros é tds froxos .se a classe dos caminhoneiros vai fazer greve vem um bando de safados criticar e até bater nos caminhoneiros.se baixar o diesel fica bom pra tds as partes .mais maioria leva td na zueira . enquanto haver gente torcendo pro leão comer o rebanho de ovelhas nunca vai melhorar pra ninguém. só fica bom pra políticos e mais nd
Mas o PMDB não era o melhor tem mais q se fuderem
Cadê a greve que sempre vejo noticiada na página?
O diesel é fundamental no país pra td teria q ser preço justo é só parar td pra ver si não abaixa
É exatamente isso que os políticos querem, acabar com o Brasil !
E por quê essas transportadoras não compram o diesel direto das distribuidoras, onde é mais barato? Esses postinhos de combustível são todos de donos ladrões que se aproveitam da situação para tentar lucrar mais, mas nas distribuidoras o preço do diesel ainda é razoável. O pessoal tem que pensar mais antes de fechar os negócios.
e a lavoura ninguém vai plantar mais nada o povo não vai ter o que comer é inviável com esse preço do diesel
Cade a greve dos caminhoneiros atá e só blá blá blá blá blá blá a msm coisa de sempre kkk
O meu está só no milagre de deus quando não acaba o óleo kk
A forma mas facil é Aumentar o Diesel pra $5,00 assim todos param e a coisa vai tomar outros rumos!
Agora vcs viram.. kkk
agora eletrico e á gás
bem o negoço agora é modificar os caminhoes em vez de diesel