Caminhões que transportam maçãs em Santa Catarina não serão mais multados por não usarem as tampas laterais das carrocerias. Depois de uma reunião entre o Coronel José Norberto de Souza Filho, Comandante do Policiamento Militar Rodoviário de Santa Catarina e o vereador Carlinhos Tenente, de São Joaquim-SC, a polícia decidiu não multar mais os caminhões para não comprometer a economia da região.
As maçãs são transportadas em bins, grandes caixas de madeira, que impedem o fechamento da carroceria. Por isso a maioria dos caminhoneiros retiram as tampas laterais e rodam com a carga sobre a prancha. No entendimento da PRF, e no que diz respeito às leis de trânsito, qualquer alteração da característica da carroceria deve ser informada no documento do caminhão, já que a carroceria deixa de ser carroceria aberta e se torna carroceria prancha.
Qualquer alteração do tipo de carroceria deve passar por inspeção de um órgão credenciado ao Detran, e depois deve-se solicitar um novo documento, constando a alteração.
Também havia multas pela não utilização de cintas para amarração de cargas, item que é obrigatório depois da entrada em vigor da lei de amarração de cargas, pois a maioria dos caminhões ainda roda usando cordas para fixar a carga.
COMENTAR
QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO
1 comentário
Senhores Produtores de Maçã e Motoristas de Caminhão do município de São Joaquim e Região, a Polícia Rodoviária Militar está multando caminhões de carga de maçã que NÃO estiverem usando 2 (Duas) Cintas para amarração dos Bins Usados para o Transporte de Maçã, e Também em forma de X na parte da carga. Não encontrei nenhuma lei que fale sobre este caso, teria sido criada nas últimas semanas ?