Conheça o guard-rail sul-coreano que poderá salvar inúmeras vidas

 

Infraestrutura de qualidade é um dos principais pontos para evitar acidentes em rodovias. Mas se eles ocorrem, dispositivos de segurança viária devem minimizar danos aos condutores e à outras partes envolvidas no trânsito. O guard-rail é um dos principais dispositivos de segurança em curvas, e evita que carros e caminhões que saiam da estrada sofram danos maiores.

Porém, os guard-rails usados até hoje são estruturas fixas, e não absorvem impactos de forma tão boa quanto seria necessário. Por isso, uma empresa da Coréia do Sul reinventou o guard-rail. A ETI (Evolution in Traffic Innovation) desenvolveu um guard-rail dotado de cilindros de EVA, um material leve e barato, além de ser muito resistente e ter grande flexibilidade.

Esse guard-rail do futuro funciona quase como um rolamento. Quando um veículo se choca com a mureta, ela absorve a energia, e converte essa força em movimento, impulsionando o veículo para a frente. Evitando assim que o carro ou caminhão tenha uma parada muito brusca ou que ainda ultrapasse a barreira e acabe tendo danos maiores.

Em testes, mesmo veículos pesados como caminhões e ônibus, a colisão foi absorvida e os danos à estrutura foram mínimos. Falta apenas essa tecnologia chegar às estradas de forma definitiva. Muitas vidas seriam poupadas.

Blog do Caminhoneiro

 

 

 

Deixe um comentário!

O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu T112MC – Scania desenvolveu modelo exclusivo para a Nova Zelândia Você lembra do seriado “As Aventuras de BJ” nos anos 1980? Caminhões chineses são equipados com cabine de modelo da década de 1970 Conheça o transporte Piggyback, muito usado nos Estados Unidos