Parar em um posto para trocar o Ăłleo do caminhĂŁo antes de pegar a estrada e encontrar a dupla Rionegro & Solimões pedindo carona Ă© uma situação, no mĂnimo, inesperada. Mas foi isso o que aconteceu com alguns caminhoneiros que passaram por um dos postos Shell, em Guarulhos.
A ação de Shell Rimula, famĂlia de lubrificantes Shell para caminhões e veĂculos pesados, foi criada pela Wunderman e estreou na Ăşltima semana de janeiro, com o objetivo de reforçar o posicionamento do produto como um verdadeiro parceiro na estrada. Para isso, a dupla de cantores passou o dia em um posto Shell e, de lá, pegou carona com os caubĂłis do asfalto, conversando, contando histĂłrias e cantando para deixar pelo menos uma parte do caminho mais leve e divertida.
A ação, intitulada Turnê Surpresa Shell Rimula, começou com um teaser em posts no Facebook e SMS para provocar a curiosidade dos caminhoneiros e estimular a compra do lubrificante nos postos da região de Guarulhos. O passo seguinte foi filmar a surpresa dos caminhoneiros ao encontrarem a dupla sertaneja no posto Shell e, ainda, a emoção de darem carona aos artistas.
https://youtu.be/7n3TQiTtMgI
“A campanha utiliza artistas com grande identificação com o público-alvo, e sua execução por meio de plataformas sociais tem como objetivo inspirar o endosso do público e potenciais clientes”, comenta Leila Prati, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Shell. “O formato da iniciativa não é tradicional. Os artistas vão além do papel da celebridade e adotam a personalidade da marca quando se tornam verdadeiros companheiros de estrada. Assim, reforçamos que Shell Rimula é o parceiro ideal para os caminhoneiros”, completa Leila.
O público-alvo da campanha ingressou no mundo digital muito rapidamente por meio da expansão do mobile, destaca Paulo Sanna, VP de criação da Wunderman. “Na prática, a campanha é feita a partir de 3 grandes companheiros dos caminhoneiros. O primeiro é o produto em si. O segundo é a música. E o terceiro é o celular.”
Pelos dados do TGI (Target Group Index), sĂŁo mais de um milhĂŁo de caminhoneiros no Brasil, acima de 30 anos e do sexo masculino em sua maioria. Recente pesquisa realizada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes), em âmbito nacional, aponta que 66% dos caminhoneiros utilizam internet, dos quais 86% por meio de seus celulares. “O uso da internet se faz principalmente para manter contato com a famĂlia e amigos, prospectar e negociar fretes e obter informações. Sendo assim, nossa estratĂ©gia de mĂdia tem foco em impactar os caminhoneiros por meio dos canais onde eles já estĂŁo navegando naturalmente: Facebook, YouTube e TruckPad (maior aplicativo de caminhoneiros no Brasil), alĂ©m de sites e portais por meio da compra de audiĂŞncia qualificada via mĂdia programática”.