A Comissão Europeia publicará, em breve, o prazo de indenização que as montadoras que fizeram cartel terão que pagar aos clientes afetados. Várias montadoras são acusadas de manipular preços de venda e atrasar a chegada de novas tecnologias sustentáveis, por meio de acordos.
As montadoras começaram a ser investigadas há vários anos, e DAF, Mercedes-Benz, Iveco, MAN e Renault-Volvo, foram condenadas por formação de cartel. Os clientes afetados poderão receber valores entre 10% a 15% do preço de um caminhão novo.
Diferente das marcas citadas acima, a Scania não admitiu ter participado da prática de cartel, e por isso, a Comissão Europeia irá publicar uma resolução específica à montadora. Inclusive a empresa poderá pagar valores maiores por conta de não ter admitido a participação no acordo de preços entre fabricantes.
Acredita-se que cerca de 10 milhões de caminhões foram vendidos durante a prática do cartel, e por isso a Comissão Europeia criou a plataforma online de afetados pelo cartel de caminhões, onde os clientes que se sentirem lesados podem fazer um cadastro e aguardar o prazo das indenizações.
COMENTAR
QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO
1 comentário
Enquanto isso aqui no Brasil eles não cumpre nem a garantia prometida, quando acontece algum problema com o caminhão na garantia eles fica fazendo jogo de empurrar para cima do cliente, ou fica fazendo gambiarra até vencer a garantia.