Montadoras terão que indenizar consumidores afetados por cartel na Europa

A Comissão Europeia publicará, em breve, o prazo de indenização que as montadoras que fizeram cartel terão que pagar aos clientes afetados. Várias montadoras são acusadas de manipular preços de venda e atrasar a chegada de novas tecnologias sustentáveis, por meio de acordos.

As montadoras começaram a ser investigadas há vários anos, e DAF, Mercedes-Benz, Iveco, MAN e Renault-Volvo, foram condenadas por formação de cartel. Os clientes afetados poderão receber valores entre 10% a 15% do preço de um caminhão novo.

RECOMENDADO  Diesel precisará ser importado a partir de julho

Diferente das marcas citadas acima, a Scania não admitiu ter participado da prática de cartel, e por isso, a Comissão Europeia irá publicar uma resolução específica à montadora. Inclusive a empresa poderá pagar valores maiores por conta de não ter admitido a participação no acordo de preços entre fabricantes.

Acredita-se que cerca de 10 milhões de caminhões foram vendidos durante a prática do cartel, e por isso a Comissão Europeia criou a plataforma online de afetados pelo cartel de caminhões, onde os clientes que se sentirem lesados podem fazer um cadastro e aguardar o prazo das indenizações.

Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Um comentário em “Montadoras terão que indenizar consumidores afetados por cartel na Europa

  1. Enquanto isso aqui no Brasil eles não cumpre nem a garantia prometida, quando acontece algum problema com o caminhão na garantia eles fica fazendo jogo de empurrar para cima do cliente, ou fica fazendo gambiarra até vencer a garantia.

Comentários estão encerrado.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading