Confenar realiza treinamentos para celebrar dia do motorista

Em comemoração ao dia do motorista (25 de julho), a Confenar, Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição – a maior rede de distribuição de bebidas do Brasil, promove treinamentos em revendas associadas para conscientizar os profissionais dos perigos recorrentes nas estradas. A ação visa à valorização da vida e do trabalho dos quase 4 mil motoristas que atuam na frota dessas revendas associadas à Confederação.

A iniciativa, nomeada de Semana da Segurança, tem como objetivo intensificar os treinamentos feitos nas revendas e mobilizar as equipes para estarem sempre atentas aos itens de segurança essenciais, especialmente os colaboradores vinculados à frota. Nela, são reforçadas as orientações básicas para uma viagem segura, como o respeito aos limites de velocidade, uso do cinto de segurança, não utilização do celular na direção e garantia da carga máxima em peso em todos os veículos.

“Nossas revendas, com apoio da Confenar, realizam frequentemente essas ações com nossas equipes focando na segurança do trabalho. São profissionais que enfrentam os perigos das estradas diariamente e que precisam ser ainda mais valorizados pelo importante trabalho que fazem, já que eles são essenciais para garantir o funcionamento de toda a cadeia logística de distribuição das revendas. Sem eles, não existiria a entrega em todos os pontos de venda do País”, afirma Victor Simas, presidente da Confederação.

Além da Semana da Segurança, as revendas promovem ações pontuais com foco sempre na qualidade de vida dos motoristas. Em uma campanha realizada na revenda União Distribuidora de Bebidas, localizada em Ijuí (RS), por exemplo, os motoristas passaram por treinamento para que pudessem executar todos os procedimentos de forma segura, abordando temas importantes como sono no volante, uso de drogas e tempo de descanso.

LEIA MAIS  Transportadores compram mais de 40 caminhões por hora no Brasil

O presidente da Confenar ainda afirma que, além dos procedimentos de segurança, os motoristas dos caminhões precisam estar atentos à legislação para saberem quais são seus deveres e direitos. A nova “Lei do Motorista” entrou em vigência em 2015 e trouxe benefícios importantes aos trabalhadores, como jornada de trabalho diária de oito horas que podem ser prorrogadas por até quatro horas extras, previstas em acordo coletivo, a proibição de dirigir por mais de cinco horas e meia ininterruptas, tempo de espera para carga e descarga do veículo não computado como repouso e o direito a 11 horas de descanso a cada 24 horas que podem ser fracionadas se garantido o mínimo de oito horas ininterruptas.

LEIA MAIS  Scania apresenta caminhões personalizados, movidos a gás e biometano na Fenatran

“Cumprir a lei é obrigação. Devemos pensar além e garantir ótimas condições de trabalho aos nossos motoristas de caminhão. Comemorar essa data é mais um lembrete da importância desses profissionais”, conclui o presidente da Confederação.