Entenda os símbolos no transporte de produtos perigosos

por Blog do Caminhoneiro

O transporte de produtos perigosos em vias públicas exige a identificação do tipo de produto que está sendo transportado. Essas informações são de grande importância para a segurança em caso de acidente ou vazamento dos produtos.

As identificações – por meio de símbolos, cores e formas específicas – permitem que o produto perigoso seja identificado a distância e que as atitudes necessárias sejam tomadas com mais velocidade. Por exemplo, no caso de um vazamento, essa identificação do produto permite direcionar o atendimento de emergência sem grandes riscos para operadores e atendentes.

Painéis de segurança
Os símbolos são retangulares, na cor laranja, com bordas e números na cor preta divididos em duas linhas: na superior, fica a identificação do risco do produto; na linha inferior, o número de identificação, com base em padrão da ONU, que pode ser consultado em:

http://sistemasinter.cetesb.sp.gov.br/produtos/produto_consulta_onu.asp.

Rótulos de risco

Ficam em forma de quadrado que deve estar disposto com apoio num de seus vértices, identificando a classe de risco do produto transportado por meio de números e símbolos.

As classes de risco possuem as seguintes atribuições para cada número:
1) explosivos; 2) gases; 3) líquidos inflamáveis; 4) sólidos inflamáveis, substâncias sujeitas a combustão espontânea, substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis; 5) substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos; 6) substâncias tóxicas (venenosas) e infectantes; 7) materiais radioativos; 8) corrosivos; 9) substâncias e artigos perigosos diversos.

Veja a seguir exemplos da identificação.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

6 comentários

Aliete Miranda 22/09/2017 - 22:18

Quem transporta produtos perigosos, por lei tem o curso MOPP

Reply
Odairppreto Antonio Pinto Preto 22/09/2017 - 18:29

Servi pranada p motoristade alto nak sabe nada spbre o perigo tinha que ter placa grande gasolina ou dieesl ou tilueno chileno eter ou acido profudo perigoso e rodada 6a6so parado e velocidade 70 por hras

Reply
Fabiano Pimenta 22/09/2017 - 16:09

Aí eu mando bem !!! Gente independente de que transporta produto perigoso… É bom ter um aplicativo em mãos para pesquisa …. Se tiver algum acidente com vazamento, saber se pode chegar perto ou não.. app chama * produto perigoso* vc pesquisa tanto pelo nome do produto ou pelo número da ONU

Reply
Beto J. Hamester 22/09/2017 - 18:09

Bom saber, bora baixar

Reply
Fabiano Pimenta 22/09/2017 - 18:26

Reply
Luis Morales 22/09/2017 - 15:23

No todos tienen cursos de cargada peligrosas tendrian x lo menos tendrian q acer un cursos x lo menos lo vasico

Reply

Escreva um comentário