Pista educativa de trânsito é reinaugurada nesta quarta-feira (27)




A Ecovia Caminho do Mar, concessionária que administra o trecho Curitiba-Litoral da BR 277 e as PRs 508 e 407, reinaugura nesta quarta-feira (27) a sua pista educativa de trânsito, instalada ao lado da praça de pedágio em São José dos Pinhais (PR). Em funcionamento desde dezembro de 2013, a pista já recebeu a visita de cerca de quatro mil crianças de escolas públicas e particulares, que receberam as primeiras noções de regras de trânsito, aprendendo a se comportar como pedestres, ciclistas e motoristas.

A principal novidade da nova pista educativa da Ecovia são os seis novos veículos mini Renault Kwid, 100% elétricos, que poderão ser guiados pelos visitantes. Além disso, a pista ganhou um aero gerador e um mini eletro posto para que os alunos possam entender o funcionamento e abastecimento de um carro elétrico. A reinauguração da pista será marcada pela visita dos alunos da Escola Municipal Leopoldo Schener, de São José dos Pinhais.

A programação educativa oferecida pelo projeto inclui vivências práticas no trânsito, fazendo aos alunos interagirem com outros veículos, pedestres, cadeirantes, motocicletas e bicicletas. Os visitantes também recebem orientações teóricas sobre legislação e sinalização de trânsito, dadas por agentes da Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Trânsito da Polícia Miliar do Paraná ou Guarda Municipal.

“Além de contribuir na formação cidadã dos futuros condutores, o trabalho educativo ajuda na formação de novos influenciadores, pois as crianças levam para dentro de casa o conteúdo prático que aprendem sobre segurança no trânsito”, destaca o gerente de Atendimento ao Usuário e Engenharia da Ecovia, Fabiano Medeiros. Hoje, esse projeto atende gratuitamente a escolas de São José dos Pinhais, Curitiba, Quatro Barras e Campina Grande do Sul.

Em quase quatro anos, mais de 120 escolas já visitaram a pista educativa da Ecovia. Pode se inscrever no projeto qualquer escola que já tenha a educação para o trânsito como atividade extracurricular em sala de aula e que querem a oportunidade de oferecer uma vivência prática aos alunos.




Deixe sua opinião sobre o assunto!