A SIM Ă© uma rede com 124 postos de combustĂvel em operação nos estados do Sul, que transporta cerca de um milhĂŁo de litros de combustĂvel por dia, alĂ©m de carga seca. A fim de aumentar a eficiĂŞncia de sua equipe e frota, em 2016, a empresa iniciou a busca no mercado por uma solução de telemetria que a possibilitasse medir e acompanhar o modo de condução dos motoristas e os principais fatores que impactavam no uso dos recursos.
A telemetria CAN da Omnilink se mostrou ideal para a empresa, pois era a Ăşnica que poderia ser utilizada em todos os modelos de caminhões de sua frota. A SIM, entĂŁo, iniciou testes com a solução e, no inĂcio de 2017, implantou a Omnitelemetria em todos os veĂculos da sua frota.
A medição e o acompanhamento por relatĂłrios gerenciais fornecem informações importantes, tais como: excesso de velocidade, consumo de combustĂvel, freadas bruscas, rotação do motor, tempos de carga e descarga, diagnĂłstico mecânico, entre outros, que permitem Ă SIM atuar com treinamentos e aquisição de melhores equipamentos, por exemplo. Em termos de redução de custos, a empresa já consegue economizar cerca de 10% ao mĂŞs com combustĂvel, 20% com pneus e manutenção de frota, alĂ©m de reduzir em 15% as horas extras dos motoristas.
“No momento em que se consegue medir Ă© possĂvel aprimorar nosso gerenciamento do time e da frota, a partir de dados precisos e de alta credibilidade que a solução da Omnilink entrega. AlĂ©m disso, os relatĂłrios gerados na solução facilitam a gestĂŁo de pessoas, pois comparam os indicadores do mĂŞs atual com os dos meses anteriores, automaticamente, economizando tempo na análise de dados, o que Ă© fundamental”, explica JoĂŁo Agliardi, gerente de logĂstica na SIM.
AlĂ©m da diminuição de custos mensal proporcionada pelo uso da Omnitelemetria CAN, a geração de dados precisos de uso da frota permite Ă empresa identificar falhas pontuais, que podem ser corrigidas facilmente. Por meio dos dados fornecidos pela solução, a empresa percebeu que a maioria dos motoristas nĂŁo estava sabendo utilizar corretamente um novo modelo de caminhĂŁo, em função de torque e giro do motor. “Contratamos um treinamento com a montadora, a fim de ensinar os pontos em que os motoristas estavam tendo dificuldades. No dia seguinte ao treinamento, todos já estavam utilizando o caminhĂŁo melhor e vimos o resultado imediatamente”, conta JoĂŁo.