Ensemble: Projeto na Europa quer juntar montadoras para testes com platooning

por Blog do Caminhoneiro

Um projeto na Europa juntou as seis principais montadoras de caminhões do continente à colaborarem com a tecnologia de platooning, em que caminhões autônomos seguem a trajetória determinada por um caminhão “mestre”, que segue à frente sendo dirigido por um caminhoneiro. DAF, Daimler, Iveco, MAN, Scania e Volvo estão trabalhando em cooperação para aprimoramento da tecnologia.

O Projeto Ensemble que significa “Juntos”, quer que os caminhões, independente da marca e tecnologia utilizada, possam seguir uns aos outros, em comboios com modelos variados de caminhões.

Os benefícios dessa tecnologia são a redução de emissões de poluentes, redução do consumo, maior agilidade no tráfego, além de poder solucionar o problema da falta de motoristas carreteiros na Europa.

O projeto todo é liderado pela empra TNO, da Holanda, e deve começar em junho deste ano, com duração de três anos.

Durante os últimos anos, essas seis montadoras trabalharam com sucesso no sistema de platooning, porém apenas com caminhões de suas próprias marcas.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

1 comentário

Ronaldo 09/02/2018 - 10:45

Tecnologia pra caminhões autônomos? Isso é uma desgraça isso sim.oq vejo é um caos .querem de todas as formas acabar com a profissão de motorista. Q benefícios isso traria? Bilhões de desempregados no mundo direta e indiretamente .aadeus instrutor e suas familias , auto escolas e assim vai ….

Reply

Escreva um comentário