Quatro passos para economizar combustível em sua transportadora

por Blog do Caminhoneiro

Nas transportadoras, o combustível continua representando uma fatia importante nos custos gerais do negócio e deve ser tratado com muito cuidado, uma vez que repassar valores reajustados diretamente para os clientes pode tornar caro o frete.

Confira algumas dicas para economizar com o abastecimento da sua frota e ainda reduzir os custos por meio de pequenas mudanças nos processos internos:

1. Otimize a rota

Economia também é planejamento, por isso na hora que um frete for fechado é essencial traçar uma rota de viagem, com a finalidade de evitar caminhos ineficientes, que forcem o motorista andar um percurso maior do que o necessário para realizar as entregas. No caso específico de carga, é importante a criação de banco de dados atualizado com frequência, com indicativos das rotas mais seguras e com melhores condições de trânsito.

2. Fique de olho no peso da carga

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza fiscalização constante, mas não é raro encontrar caminhões rodando nas estradas brasileiras com peso acima do suportado. Alguns pensam que estão economizando tanto na cubagem quanto com o tempo. Porém, esse tipo de prática põe em risco o caminhão, o condutor e a própria carga, sem contar que eleva muito o custo com o abastecimento.

3. Conscientize sua equipe

A peça principal na economia de combustível é o motorista. Evitar freadas bruscas, desligar o veículo durante um congestionamento, não usar ar condicionado quando não for tão necessário ou até a utilização de rotas alternativas para fugir de possíveis engarrafamentos estão entre as medidas que devem ser adotadas. Por isso, oriente sua equipe para atitudes que causam não só um maior consumo, como também maior desgaste das peças.

4. Atenção com os pneus

Pneus com pressão abaixo do limite indicado pelo fabricante pode elevar o gasto em até 4% com combustível. A calibragem correta ainda prolonga o tempo de vida útil dos pneus, ou seja, economiza duas vezes.

Lauro Freire, diretor e sócio co-fundador da BgmRodotec, uma empresa de tecnologia especializada em soluções para transporte de cargas e passageiros. bgmrodotec.com.br/

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

13 comentários
0

Artigos relacionados

13 comentários

Marcio Angelo Fabbo 02/02/2018 - 09:30

Pra falar a verdade transportadora não tá nem aí pra economizar pois se tivessem eles paralisavam tudo e começariam a pressionar os governantes pra abaixar o preço do combustível, agora eles querem colocar regras para o motorista fazer milagres com o caminhão e ainda exigirem horários, tenha Santa paciência, vejamos só regras para o motorista e o salário continua defasado, vamos acordar porque transportadora destruiu os autônomos, acabaram com o valores do fretes deram liberdade para o governo fazer o que bem querem pois a grande maioria deles são apenas lavagem de dinheiro que vem do próprio governo!!

Reply
Adriano Souzamelgarecho 01/02/2018 - 16:03

Primeiro passo este tipo de caminhão só leva o motorista para o INSS causa coluna

Reply
Diogo Pivetta 01/02/2018 - 15:41

Tô nem aí, meu patrão é rico kkkkkk

Reply
Cicero Gomes 01/02/2018 - 15:06

Não precisa quatro não,uma só resolve, é só ir pra rua e pedir fora Dilma ,

Reply
Julio César Dias 01/02/2018 - 14:54

Voltou o tempo de andar com peso teve uma epoca que era inviável andar com peso balanço agora voltou

Reply
Julio César Dias 01/02/2018 - 14:51

Tem colocar umas 10 tn a mais compesar o diesel

Reply
Henrique Domingos 01/02/2018 - 14:47

Tem firma que cobra pedágio

Reply
Henrique Domingos 01/02/2018 - 14:46

Só comissão e mas nada

Reply
Douglas Stussi 01/02/2018 - 14:37

1 passo : pagar um salário digno e merecedor.
2 passo : motorista tem direito a folga.
3 passo: dono da transportadora parar de ser ladrão e roubar motorista.
4 passo: o dono da transportadora respeitar o funcionário e sua família e deixar de ser ganancioso.

Reply
Ivan Brinhol 01/02/2018 - 14:12

E vez dessa empresas grande lutarem por fretes melhores,ele acham melhor cobrar médias que não existe aí acaba que o mau motorista estraga o bom

Reply
Wanderson Martins 01/02/2018 - 14:05

1 COMPRAR UM CAMINHAO QUE PRESTE 2 MANDAR OS MOTORISTAS LADROES EMBORA 3 NAO RODAR MUITO E 4 GUARDAR O CAMINHAO EM UM GALPAO FECHADO COM SEGURANÇA PRIVADA!

Reply
Heleno Rodrigues Rodrigues 01/02/2018 - 13:55

1 não comprar Caminhao
2 se comprar deixa ele parado da mais lucro
3 se for rodar q seja trepado em cima de cavaletes.
4 mas se realmente quiser economizar , peça para os vizinhos ajuntar óleo d frituras
Aí sim é economia

Reply
Jose Carlos Foganholi 01/02/2018 - 13:42

primeiro passo deixar ele no toco.

Reply

Escreva um comentário