Caminhoneiros foram heróis do povo brasileiro
Nunca se viu, no Brasil, uma manifestação tão grande, pacífica e eficiente. Os caminhoneiros começaram a protestar por melhores condições de trabalho há 11 dias, e fizeram políticos engravatados e engomados trabalharem até no final de semana.
Mostraram para o Brasil todo que essa classe, tão menosprezada, é importante sim e faz muita falta. As vezes, nos dia-a-dia, só notamos a falta de algo quando não temos mais, e esse foi o caso do transporte parado. Muita gente nem percebe os mais de 2 milhões de caminhões rodando diariamente no Brasil todo, mas quando eles pararam de rodar, fizeram muita falta.
A população mostrou apoio, levando mantimentos, participando dos protesto e apoiando de todas as formas, mas também não mostrou, pois a luta dos caminhoneiros por um combustível mais barato, fez com que muitos brasileiros corressem para os postos, para pagarem o valor mais alto da história na gasolina.
Foram muitos dias de intensa luta, sem levantar uma arma. Parados, os caminhoneiros mostraram que pode-se fazer muito sem fazer nada. Para desespero dos governantes, que tiveram que trabalhar no final de semana, à noite, em reuniões demoradas e que surtiram algum efeito.
Infelizmente não foi o que os caminhoneiros queriam. As medidas do governo, consideradas paliativas, não vão resolver o problema dos caminhoneiros nem do Brasil. A conta das medidas do adotadas pelo governo será cobrada do povo, novamente. Eles nem se atrevem a mexer nos próprios bolsos e benefícios.
O caminhoneiro brasileiro sempre falou em fazer uma paralisação geral, de vários dias, para mostrar para todo o planeta, que sem caminhão, o Brasil para. E foi exatamente isso que aconteceu. O mundo viu a importância de milhares e milhares de homens e mulheres, que podem nem ser notados quando sozinhos, mas que juntos fizeram história no Brasil.
Os caminhoneiros quiseram vender a imagem de que a greve era para o POVO, mas somente o diesel baixou, o frete subiu, deixou todo o povo sem abastecimento, conseguiram a maior parte de suas reinvindicações (o que nao discordo). Mas nao venham dizer que lutaram pelo povo. Lutaram por interesses individuais. Porque, quando a população apoiou, vocev não pediram redução para TODOS os combustíveis???? Não venham querer me convencer que uma greve (nao discordo do direito de reinvindicar) de interesses próprios era para o coletivo. E nao se faz nada pelo povo prejudicando o povo.
Papel de cada grupo na “greve” dos caminhoneiros:
Governo:
– Não caiu;
– Alguns fios de cabelo branco;
– Não cortou nem um carguinho sequer;
– Fez um acordo com o dinheiro do povo.
Donos de transportadoras:
– Não botaram a cara;
– Vão ficar mais ricos, graças ao povo que protestou pensando que manjava de política;
– Vão pagar umas migalhas a mais pelo frete. Mas a isenção de impostos que ganharam fez valer muito a pena.
Caminhoneiros:
– Indexação de contratos de frete;
– Cotas de contratos de serviço da CONAB e Petrobras sem licitação;
– Congelamento de preços de diesel;
– Subsídios tributários;
– Subsídios de crédito;
– Desoneração setorial;
– Isenção de eixo em pedágio;
– Anistia de multas de trânsito;
– Desconto no IPVA;
– Jamais disse que ia derrubar o governo;
– Sairam como guerreiros do povo, mas não fizeram absolutamente nada que os “revolucionarios” pensavam;
– Ajudaram a aumentar nossos impostos.
Povo que apoiou a manifestação:
– Serviu como massa de manobra;
– Lutou pelo direito dos empresários faturarem mais;
– Jurou que os caminhoneiros queriam derrubar o governo;
– Garantiram mais impostos pra todo mundo pagar, graças a grandiosa luta pela greve organizada pelos empresários dos transportes;
– Ficou sem transporte, pagou mais caro na feira;
– Ajudou a cancelar um monte de cirurgias nos hospitais;
– Vai pagar mais caro na gasolina.
– Pagou mico.
Parabéns aos envolvidos.
(Não é meu o comentário, mas achei excelente!)
eces governos que ai esta e os que já passaran nunca nos respeitaram é duas cláce que eles não respeitam é o caminhoneiros e os professores a policia joga bomba mesmo sen dó
Exatamente, os avanços foram poucos, porém consistentes, os brasileiros e sobretudo o governo pode ver o valor desta categoria, anos de abandono,maus tratos,falta de reconhecimento, custaram muito caro a sociedade.
Deveriam continuar com a greve e deixar o povo desgraçado comendo gasolina para que criem vergonha e ajudem a mudar o pais