Caterpillar comemora produção de 5.000 caminhões Cat 793




A Caterpillar concluiu recentemente a montagem do Caminhão de Mineração Cat 793 número 5000. Segundo dados da Caterpillar, esse marco ultrapassa com vantagem o número de unidades produzidas por qualquer outra marca de caminhão do segmento de 250 toneladas (227 toneladas métricas). Produzido desde 1991, o caminhão número 5000 representa a quinta geração do 793.

“O Caminhão de Mineração 793 é o principal integrante da linha de veículos de mineração de superfície da Cat”, afirma Jean Savage, vice-presidente da Caterpillar, responsável pela Divisão de Mineração e Tecnologia de Superfícies, & em cerimônia realizada na fábrica de Decatur, Illinois (EUA). “O 793 foi fundamental na consolidação da Caterpillar como principal fornecedor de equipamentos de mineração de superfície. Quero agradecer ao pessoal da equipe de montagem e àqueles que dão suporte aos caminhões que atuam em minas de todo o mundo.”

“O sucesso do 793 comprova a nossa crença de que ele é o caminhão de mineração mais produtivo e econômico em diversas aplicações”, disse Sudhanshu Singh, gerente global de produtos para caminhões de mineração grandes. “O sucesso do 793 é resultado direto da colaboração com os clientes, revendedores Cat e com as equipes multidisciplinares da organização Caterpillar, que trabalham para otimizar o desempenho dos caminhões Cat em várias aplicações. Nosso primeiro 793, colocado em operação 27 anos atrás, ainda está em serviço, oferecendo o melhor custo por tonelada da categoria.”

O caminhão 793 de número 5000 será entregue para um cliente de mineração na Austrália. As maiores frotas de 793 operam na Austrália, América do Norte e América do Sul, na extração de minério de ferro, cobre, carvão, ouro e outros minerais.

O 793 tem uma forte reputação pela durabilidade. Um dos 793 de maior quilometragem foi fabricado em 1992 e já acumulou 173.000 horas de operação (o equivalente a 20 anos) em uma mina dos Estados Unidos.

A última geração, 793F, é o caminhão ideal para operação autônoma. Hoje, mais de 100 caminhões 793F operam através do Command para transpote, o sistema operacional Cat para caminhão autônomo, que integra o Cat MineStar™. A maioria dos caminhões autônomos opera na extração de minério de ferro na Austrália Ocidental, mas as frotas de caminhões autônomos Cat também estão crescendo nas Américas do Sul e do Norte. O interesse em transporte autônomo continua a crescer, porque os caminhões autônomos Cat oferecem produtividade mais de 20% maior, com mais segurança e custos menores. Os caminhões autônomos Cat já transportaram mais de 800 milhões de toneladas (700 milhões de toneladas métricas) desde que as primeiras unidades começaram a rodar, cerca de quatro anos atrás.




Deixe sua opinião sobre o assunto!