Projeto de lei gera multa para prática de “pegar rabeira”




Hábito comum, principalmente entre jovens, a prática de pegar rabeira em veículos de grande porte, como caminhões e ônibus pode se tornar passível de multa para o pedestre ou ciclista que se pendurar em veículos. É o que diz o projeto de lei 10192/2018, apresentado na Câmara dos Deputados ontem, pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame, do PV-SP.

O projeto de lei altera o Artigo 235 e 255 da Lei 9.503/1997, o Código Brasileiro de Trânsito. De acordo com o projeto, os pedestres ou ciclistas que utilizarem outro veículos para serem rebocados, poderão ser multados se forem flagrados por agentes de trânsito. Até hoje, nesses casos, as multas são dadas aos motoristas, que muitas vezes nem tem conhecimento de ter alguém pendurado na traseira do seu veículo.

“Conhecida popularmente como “pegar rabeta” ou “pegar traseira”, a prática de se pendurar na traseira, principalmente de caminhões e ônibus, é comum entre os jovens, assim como também é comum a ocorrência de acidentes e mortes decorrentes dessas ações. Seja a pé ou de bicicleta, as pessoas se agarram a outros veículos para pegar uma carona que muitas vezes pode leva-los à morte”, diz o autor do projeto, deputado Antonio Carlos Mendes Thame.

LEIA MAIS  DAF procura seu caminhão mais antigo ainda em uso

“Atualmente a prática resulta em punição apenas para os condutores dos veículos envolvidos (Lei 9.503/97 art. 235 e art. 244) o que nem sempre é o  suficiente e, em alguns casos, até injusto, já que os motoristas de veículos grandes não têm visibilidade completa da traseira a ponto de perceber e evitar que alguém suba ali”, finaliza.

LEIA MAIS  Primeiro caminhão usado pela banda Aerosmith é encontrado

O projeto de lei ainda precisa ser apreciado pelo Presidente da Câmara dos Deputados e ser votado, antes de efetivamente se tornar lei.




Deixe sua opinião sobre o assunto!