Águia Sul reduz emissão de poluentes e incentiva o consumo responsável de combustível




A Águia Sul Logística e Transportes Ltda, empresa com sede em Cuiabá (MT) e mais 12 unidades pelo Brasil, prioriza a sustentabilidade investindo em práticas ambientalmente responsáveis com foco na qualidade de vida dos trabalhadores e da sociedade. Para alcançar este objetivo, trabalha para reduzir a emissão de poluente e incentiva o consumo responsável de combustíveis.

Há mais de 10 anos a Águia Sul aderiu ao Programa Ambiental do Transporte, o Despoluir, que mudou a cultura do setor transportador no Brasil, levando as transportadoras a reduzirem os impactos na natureza e na saúde pública.

Criado como uma iniciativa conjunta da Confederação Nacional do Transporte – CNT, do Serviço Social do Transporte – SEST e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, o Despoluir se consolida como grande parceiro dos transportadores por meio de diversas ações que promovem o bem-estar, mudam mentalidades e multiplicam conhecimentos.

Mas afinal, o que é inspeção veicular? Ela é uma medida que visa minimizar as emissões de poluentes pelos veículos registrados na cidade, buscando estimular seus proprietários a fazerem a manutenção adequada e manter as emissões de seus veículos dentro dos padrões recomendados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA).

Em uma inspeção, os técnicos verificam os seguintes itens: se o motor está regulado; se há emissão visível de fumaça; vazamentos aparentes ou alteração no sistema de escapamento; medem os níveis de ruído, de emissão de monóxido de carbono e hidrocarbonetos, os dois principais poluentes emitidos pelos carros.

Protegendo a saúde do trabalhador e de toda a sociedade, a linha de ação “avaliação veicular ambiental” promove a regularização ambiental da frota e a consecutiva diminuição da fumaça lançada no ar pelos escapamentos dos veículos.

Dia mundial

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG’s. Por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

No Brasil ainda se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, como consequência da data criada pela ONU.




Deixe sua opinião sobre o assunto!