NotíciasUtilitários

Daily City 30S13 chega na Carboni nas versões cabine e furgão

Na trilha da consagrada Daily 35S14, referência nos Leves e líder há mais de 10 anos no segmento de chassi cabine no mercado brasileiro, a Iveco apresenta a versão 30S13, chassi cabine e furgão, que foi projetada para atender o transporte de cargas fracionadas, como o e-commerce, comerciantes e empreendedores.

A Daily City 30S13 foi fabricada no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), tem altura reduzida que proporciona maior conforto para o acesso do motorista na cabine. Outro destaque é a facilidade para carga e descarga, o que permite melhor acesso a docas e garagens com limitação de altura.

A sua versatilidade vem combinada com o novo motor F1A e o eixo traseiro NDA-SW, ambos fornecidos pela FPT Industrial, um dos maiores fabricantes de motores e eixos do mundo. A solução desenvolvida localmente entrega ao utilitário robustez e economia de combustível próprios para a missão de entregas em centros urbanos. Isso sem falar da longa experiência da FPT Industrial na produção de motores para veículos comerciais leves em todo o mundo, com mais de 2 milhões de unidades entregues, e eixos, para os segmentos leve, médio e pesado, em mais de 25 diferentes modelos.

Compacto, já consagrado na Europa e mais adequado a ciclos urbanos, o F1A, de 2,3 litros, entrega 130 cv de potência a 3.600 rpm e torque de 320 Nm de 1.800 rpm a 2.500 rpm, com injeção Common Rail de última geração e sistema EGR, que dispensa o uso de Arla 32. Para o Iveco Daily City, recebeu novas calibrações de potência e transmissão, obtendo ganho em desempenho e menor consumo de combustível.

O F1A do Iveco Daily City utiliza correia dentada com duplo comando de válvulas no cabeçote. Essa formatação gera leveza ao motor, bem como a redução do nível de ruído. O motor dispõe de quatro válvulas por cilindro, sistema de válvula hidráulica que dispensa manutenção, e sistemas de admissão de ar avançado. A distribuição de potência e torque é feita de maneira inteligente para que o desempenho e a economia de combustível ocorram em qualquer situação.

O sistema EGR recircula os gases de escape, sendo a solução mais adequada para os veículos comerciais leves atendendo todos limites estabelecidos pelas normas de controle de emissões conforme Proconve L6/Euro 5. Em termos econômicos, por não requerer a utilização do Arla 32, associada ao baixo consumo de combustível, torna o custo operacional do motor um dos mais baixos da categoria. O turbocompressor é configurado para minimizar o consumo e proporcionar resposta imediata na aceleração.

O Iveco Daily City recebeu atenção especial na capacidade de carga com a adoção do eixo traseiro FPT NDA-SW, próprio para a missão de entregas em centros urbanos. De tração traseira, o eixo melhor estabilidade e mais força na operação. Conta com semi-árvores do tipo semiflutuante de fácil reparação e uma eficiência maior de 98%, devido a otimização de perdas por atrito. A relação 4,86:1 disponibiliza mais força sem penalizar o consumo de combustível.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.