Scania reinicia produção de motores V8 na Europa
Após uma greve de grandes proporções em uma das empresas fornecedoras da Scania, que fabrica blocos de motores V8, a Scania interrompeu a produção e os pedidos de caminhões e motores industriais e marítimos com arquitetura V8.
De acordo com a Scania, esse foi um dos maiores problemas com fornecedores enfrentados pela marca em muitas décadas. O atraso das entregas dos pedidos feitos antes de junho pode chegar a quatro meses.
A Scania conseguiu um fornecimento inicial pequeno, mas constante, dos blocos de motor base para os modelos V8, que são finalizados na fábrica da Scania em Södertälje, na Suécia.
Após colocar a casa em ordem, a Scania abrirá espaço para novos pedidos. A parada de produção dos motores V8, que impactou pelo menos dois mil pedidos de caminhões e motores marítimos e industriais, aconteceu durante uma das fases de maior procura do modelo.
As potências dos motores V8 para aplicações rodoviárias na Europa varia de 520 a 730 cavalos, sendo uma das potências mais altas do mercado. Para os motores marítimos, a montadora oferece o motor V8 de 16 litros com potência de até 1.150 cavalos.
O primeiro motor V8 da Scania foi lançado em 1969, com potência de 350 cavalos. A lendária linha de motores V8 da Scania completa 50 anos em 2019.