FPT Industrial apresenta motor marítimo de 1000 cavalos de potência




A FPT Industrial apresentou durante o Cannes Yatching Festival 2018, em Cannes, França, o novo motor marítimo C16 1000. Embora tenha sido lançado agora na Europa, o motor já detém um recorde mundial do Guinness. Em março, uma versão especial do Cursor 16 instalada em uma lancha de competição alcançou a maior velocidade já registrada na água, chegando a incríveis 277,5 Km/h.

O novo C16 1000 foi desenvolvido para aplicações comerciais e de lazer e se destaca por fornecer alto desempenho com porte compacto e a leveza de um motor de 13 litros, mas com a durabilidade de um motor de 16 litros. O C16 1000 é, na verdade, o único motor de 16 litros do mercado que se encaixa na mesma instalação e layout de um motor de 13 litros.

Os benefícios estão relacionados com aspectos estéticos e técnicos do motor, que tem uma arquitetura de seis cilindros em linha e inclui o sistema de injeção Common Rail de última geração (até 2.200 bar). Sua potência pode chegar a 1.000 hp a 2.300 rpm, o que o coloca entre os melhores desempenhos de sua classe.

O novo C16 1000 tem durabilidade 25% maior do que a média dos concorrentes na mesma classe de potência – enquanto as densidades de potência (63 hp/l) e torque (220 Nm/l) estão entre as melhores do segmento comercial leve. Essas ótimas características se unem à leveza máxima e à melhor relação potência/peso do mercado (0,59 hp/kg), proporcionando, ao mesmo tempo, desempenho superior e melhor durabilidade. O cliente terá um aumento na velocidade de cruzeiro e máxima, aliados à melhor resposta para planar na água.

Com o objetivo de maximizar a confiabilidade e a resistência ao sal e à água, o C16 1000 foi projetado com circuitos específicos de ar, água, óleo e combustível. O conjunto inclui bomba de água do mar de alto fluxo; um novo trocador de calor para uma melhor rejeição de calor; tubos de entrada de ar anodizados; um novo filtro de ar feito em material epóxi (mais resistente ao sal e à umidade); e fiações desenvolvidas para resistência máxima a sujeira, água e lodo.

O C16 1000 é compacto como um motor de 13 litros, o que não significa apenas que ele está entre os melhores de sua categoria, mas que o cliente final terá uma instalação mais fácil e mais espaço a bordo. Além disso, tem o melhor período de manutenção do mercado, de até 600 horas, o que gera operações de manutenção mais fáceis e mais baratas.

Por dentro, o C16 1000 apresenta novos componentes com maior resistência à fadiga (bloco de cilindros, cabeçote do cilindro feito de ferro fundido com grafite compactado – CGI –, eixos e rolamentos, bielas, pistões de aço, maiores fluxos para circuitos de óleo e água) e injeção Common Rail de última geração (até 2.200 bar). O turbocompressor se destaca por uma tecnologia simples e eficiente, com duas válvulas WG Turbo com estágio único de água resfriada, enquanto a estrutura simples e funcional está focada na fácil operacionalidade e manutenção do motor, gerando desempenho, confiabilidade e durabilidade superiores.

Por fim, em relação ao desempenho ambiental, o C16 1000 respeita as mais rígidas regulamentações, assim como todos os outros motores da FPT Industrial. Seu impacto no meio ambiente é reduzido no que diz respeito a emissões de gases, ruídos e vibrações, oferecendo, além de efeitos gerais positivos, um maior conforto na navegação. Para obter esses benefícios em termos de sustentabilidade, o C16 1000 também apresenta um sistema de respiro fechado para melhor recuperação integral dos vapores de óleo e novos filtros ecológicos para um melhor tratamento de óleos do motor.

Especificações do C16 1000
Arquitetura: 6 cilindros em linha
Sistema de injeção: Common Rail (até 2.200 bar)
2 válvulas Wastegate turbo de água resfriada
Tratamento de ar: Estágio único + Aftercooler
Válvulas por cilindro: 4
Deslocamento: 15,9 l
Diâmetro interno x curso: 141 x 170 mm
Potência de rotação máxima: 1.000 hp a 2.300 rpm
Torque máximo: 3.500 Nm
Peso seco: 1.690 kg
Dimensões (L/W/H): 1.465 x 1.136 x 1.160 mm




Deixe sua opinião sobre o assunto!