A Volvo Construction Equipment e sua cliente Sueca Skanska começaram recentemente a testar a viabilidade de seu conceito Electric Site. O sistema, que incorpora máquinas Volvo elétricas e autônomas, funcionará em um ambiente de produção real por dez semanas, proporcionando uma redução de 95% nas emissões de carbono e uma diminuição de 25% no custo total das operações.
A Volvo CE e Skanska estĂŁo revolucionando a indĂşstria extrativa com um estudo inovador para criar a primeira pedreira livre de emissões do mundo. Com base na experiĂŞncia em eletromobilidade e automação do Grupo Volvo, o projeto de pesquisa, chamado de Site ElĂ©trico, visa eletrificar cada estágio de transporte em uma pedreira – da escavação Ă britagem primária e do transporte atĂ© a britagem secundária. Uma quantidade insignificante de energia diesel ainda será utilizada.
A Volvo CE e a Skanska começaram a testar o conceito Electric Site na pedreira da Skanska em Vikan Kross, perto de Gotemburgo, na SuĂ©cia, que produz agregados para construção, asfalto e cimento. “Esta Ă© a primeira vez que algo assim foi tentado na indĂşstria de pedreiras. Se for bem-sucedido, o site elĂ©trico poderá servir de modelo para transformar a eficiĂŞncia, a segurança e o impacto ambiental de pedreiras em todo o mundo”, afirma Gunnar Hagman, CEO da Skanska SuĂ©cia. Fundada em 1887, a Skanska Ă© uma das maiores empresas de construção do mundo.
Com o Electric Site, a Volvo CE e a Skanska estĂŁo desafiando as formas tradicionais de trabalho no setor de pedreiras. O projeto envolveu o desenvolvimento de novas máquinas conceituais, mĂ©todos de trabalho e sistemas de gerenciamento de canteiros de obras que, juntos, formam uma solução completa. A nova tecnologia inclui sistemas de controle de máquinas e da frota e soluções logĂsticas para máquinas elĂ©tricas em pedreiras.
“Tivemos que repensar completamente o modo como trabalhamos e como encaramos a eficiência das máquinas, ampliando os limites de nossa competência”, destaca Melker Jernberg, presidente da Volvo CE. “A solução total para canteiro de obras que desenvolvemos com a Skanska não é uma solução comercial e ainda vamos avaliar o resultado dos testes. Mas já aprendemos muitos elementos que serão introduzidos em nosso desenvolvimento de produtos no futuro”, finaliza