Iveco Stralis NP rodou 1.728 km sem reabastecer




A Iveco quebrou um recorde mundial ao percorrer 1.728 km com um caminhão Iveco Stralis Natural Power, movido à Gás Natural Liquefeito. O caminhão saiu de Londres, no Reino Unido, e foi dirigido até Madri, na Espanha. O recorde anterior era de 1.600 km.

Se comparado com o diesel, o caminhão teve um economia de 40% no custo da viagem. Em 2017 a Iveco havia feito uma viagem dentro do Reino Unido, de 1.347 km, e dessa vez resolveu aumentar a distância.

Na viagem feita agora, o caminhão enfrentou tráfego pesado no Canal da Mancha, ventos fortes na França e um trecho montanhoso na Espanha, e consumiu cerca de 22,6 kg de gás a cada 100 km.

LEIA MAIS  Citrosuco irá rodar com novo Scania movido a GNV

A viagem foi feita para mostrar a viabilidade do gás natural. Além disso, o gás é uma alternativa limpa, segura e econômica ao diesel. Se comparado com o diesel, o gás natural emite cerca de 90% menos Óxidos de Nitrogênio, 99% menos particulados e até 15% menos CO2. Se o caminhão for abastecido com biometano, a redução na emissão de CO2 chega a 95%.

A Iveco foi a primeira montadora analisar o uso gás natural em seus caminhões, em 1991. Atualmente mais de 25 mil caminhões, ônibus e vans da montadora já foram vendidos com esse combustível.

Um comentário em “Iveco Stralis NP rodou 1.728 km sem reabastecer

Deixe sua opinião sobre o assunto!