MAN apresentou caminhão elétrico CitE durante a IAA




Na IAA 2018, a MAN Truck & Bus apresentou o conceito de caminhão elétrico MAN CitE de 15 toneladas, projetado especificamente para o tráfego de cargas urbanas. Os engenheiros da MAN desenvolveram o caminhão em 18 meses, aproveitando os conceitos dos ciclos de desenvolvimento de produtos curtos da indústria de software.

Uma equipe multifuncional foi elaborada, que organizou seu trabalho de forma flexível e dinâmica. Avaliações com participantes do projeto em intervalos regulares aceleraram significativamente os processos de decisão. Usando esta abordagem ágil, o MAN CitE pode ser totalmente desenvolvido em um período de apenas 18 meses e finalmente apresentado pronto para ser dirigido no IAA 2018.

Como o trem de acionamento a diesel com motor de combustão sobre o eixo dianteiro não é mais necessário, isso permitiu o projeto de um veículo de piso plano muito baixo e com máxima liberdade de movimento para o motorista na cabine.

O acionamento do CitE é assumido por um motor elétrico centralmente arranjado do módulo eMobility da MAN. As baterias de íons de lítio estão localizadas sob a estrutura do veículo e permitem uma autonomia de pelo menos 100 quilômetros.

O chassi é completamente revestido, o que aumenta a segurança para outros usuários da estrada. Além disso, isso garante uma melhor proteção das baterias em caso de acidente.

O objetivo claro do CitE é poder ser equipado com carrocerias convencionais. Basicamente, o CitE pode, portanto, ser considerado para todas as aplicações de implementos típicos para tráfego de entrega na cidade. O foco principal, no entanto, são os carrocerias de carga seca para a distribuição de produtos e mercadorias para pequenas e médias empresas.

LEIA MAIS  Volvo Trucks North America apresenta modelo VNR totalmente elétrico

O MAN CitE também é equipado com pneus de design especiais da Continental. O estudo de pneus Conti e.MotionPro adaptado especificamente ao design do CitE está equipado com uma banda de rodagem especialmente fabricada e com as suas distintas riscas azuis na parede lateral e na parte inferior da ranhura azul da banda, ajusta-se perfeitamente ao design do CitE.

Todos as telas ao redor do local de trabalho do motorista estão no campo de visão direto. As telas foram projetadas totalmente digitalizadas para a visualização ideal de todas as informações para o motorista. Os botões foram organizados logicamente de acordo com a frequência com que são usados e são facilmente alcançados a partir de uma posição sentada normal, bem como do porta-copos e outros itens internos.

Um suporte para tablet ou smartphone universal no painel de instrumentos está disponível imediatamente à vista e alcance do motorista. Isso possibilita a integração de um tablet ou smartphone personalizado à estação de trabalho do motorista, de modo que os processos logísticos e orientados para o fluxo de mercadorias sejam integrados ao fluxo de trabalho. Desanexado do veículo, o dispositivo pode ser operado na própria rede do cliente. Soquetes de carregamento USB são fornecidos ao lado do suporte. Assim, as funções relacionadas ao cliente para a frota, como uma nota de entrega digital, são integradas ao fluxo de trabalho.

LEIA MAIS  Volvo Trucks North America apresenta modelo VNR totalmente elétrico

O ar condicionado do CitE é projetado para os requisitos específicos no tráfego de entrega da cidade. O motorista entra e sai muitas vezes por turno e está sempre em movimento. As portas são abertas com freqüência. O calor escapa no inverno e a necessidade de resfriamento aumenta no verão – isso significa uma perda indesejada de energia para um veículo elétrico. Para este propósito, o conceito de ar condicionado do MAN CitE aplica um ar condicionado de cabine reduzido e, em vez disso, entre em contato com o calor ou a ventilação através do banco do motorista.

Nos meses de verão, o calor e o suor são transportados pela ventilação, nos meses de inverno, o calor imediato é agradável através do assento e alivia o sistema músculo-esquelético. Quando o tempo está frio, um aquecimento adicional no volante aquece as mãos dos condutores.

A MAN apresentou inicialmente o CitE ao público no IAA 2018. Com respostas positivas e consultas, a produção de outros veículos com base no MAN CitE é uma opção possível.




Deixe sua opinião sobre o assunto!