Euro 6 já tem data para estrear no Brasil

por Blog do Caminhoneiro

O Conama publicou na última quarta-feira a resolução 490, que estabelece a nova fase do Proconve P8, o Programa de Controle de Emissões Veiculares, que se baseia na norma europeia Euro 6. Caminhões e ônibus fabricados no Brasil a partir de janeiro de 2023 deverão contar com a tecnológica de emissão.

O Euro 6 é cerca de 80% menos poluente que o padrão de emissões Euro 5, que é adotado atualmente no Brasil. Desde 2013 o Euro 6 é obrigatório na Europa. A norma Euro 5 passou a vigorar no Brasil em 2012.

Além da exigência de funcionamento do sistema para os veículos zero quilômetro, as montadoras deverão garantir a eficiência do sistema até sete anos após a fabricação para os veículos de carga maior que 16 toneladas e ônibus grandes. Microônibus deverão ter essa garantia por 5 anos e caminhões leves por 6 anos.

As montadoras também serão obrigadas à disponibilizar ao Ibama os códigos de falhas do veículos e relatórios que comprovem que os limites de emissões estão sendo atendidos.

Além das emissões de poluentes, o Proconve P8 detemina a redução da emissão de ruídos pelos veículos, em três etapas, começando em janeiro de 2023, com a segunda etapa em 2028 e a terceira em 2032. Para 2023, a emissão máxima de ruídos permitida será de 72 dB(A).

A resolução determina ainda os níveis de emissão de fumaça preta (opacidade) de caminhões, ônibus e outros veículos com motores semelhantes.

Os fabricantes tem até dezembro de 2022 para homologação dos novos veículos Euro 6 no Brasil.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário