Climatizador é opção para combater o calor no caminhão




Enfrentar longas jornadas em um caminhão sob um sol escaldante seria extremamente complicado se não houvesse tecnologias como o ar-condicionado e o climatizador.

Mais caro, o ar-condicionado gela a cabine, e vem instalado de fábrica em caminhões mais completos. Quem tem um caminhão mais antigo ou menos equipado pode instalar um climatizador.

O equipamento custa entre R$ 600 e R$ 1.000, dependendo da potência, tamanho do reservatório e outros opcionais, e é uma opção muito mais barata que a instalação de um ar-condicionado no caminhão.

O equipamento ventila e umedece o ar da cabine, trazendo mais conforto térmico para o motorista e uma melhora nos níveis de umidade dentro do caminhão, o que é indicado pela Organização Mundial da Saúde.

A entrada do ar úmido dentro da cabine, forçado pelo climatizador, pode reduzir a temperatura interna do caminhão em até 10ºC.

Além disso, diferente do ar-condicionado, o uso do equipamento não depende do funcionamento do motor do caminhão, e o consumo de bateria é baixo, por isso, pode ser mantido ligado durante a noite toda.

A eficiência do equipamento é maior quando a umidade do ar é baixa. Em lugares como o norte do Brasil, onde os níveis de umidade são sempre altos, a eficiência térmica não é tão alta.