Empresa da Noruega cria dispositivo para evitar derrapagens no gelo

por Blog do Caminhoneiro

Trafegar em rodovias onde há fortes ondas de frio, como no norte da Europa, pode ser um grande desafio para o motorista. Em certas situações, finas camadas de gelo cobrem o asfalto, e o veículo perde completamente a aderência sobre a via. Em muitas localidades, sal é jogado sobre as rodovias para reduzir o problema, mas nem sempre isso evita acidentes.

Pensando em uma solução para isso, o caminhoneiro, empresário e inventor Rauno Kivilompolo, da Noruega, acaba de desenvolver e patentear um sistema que vai cascalhando a estrada, fazendo com que as pequenas pedras quebrem a camada de gelo e os pneus mantenham contato firme com o chão.

O primeiro protótipo funcional do sistema foi instalado por dentro dos para-lamas de um caminhão Scania R da geração anterior. Esse sistema vai derrubando lentamente algumas pedrinhas de cascalho sobre a pista e os pneus passam por cima. Com isso, o caminhão não fica sem controle em caso de gelo sobre a pista.

Desenvolvido em plástico, o sistema custa cerca de 300 Euros já instalado, mas ainda não é uma realidade nas estradas. De acordo com Rauno, o dispositivo será comercializado em larga escala em breve, e já ganhou o apoio de seguradoras, interessadas na redução de acidentes. Com o sistema instalado, o seguro do caminhão passa a ser mais barato.

Além do dispositivo para a geração antiga da Scania, que também pode ser adaptada para outros caminhões, Rauno desenvolveu um sistema exclusivo para a nova geração Scania, que é instalado no para-choque dianteiro do modelo e tem uma capacidade de armazenamento de cascalho ainda maior, com o mesmo sistema de funcionamento.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário