CaminhõesCuriosidadesDestaquesNotíciasNotícias

VÍDEO: Caminhão não tem ano – Tem dono

Essa é uma frase bastante ouvida quando se vê um caminhão antigo em excelente condições de conservação e uso. Um caminhão não tem ano, tem dono. E o ditado popular é verdade.

A maior parte da situação do caminhão após anos de labuta depende do motorista ou de seu proprietário. Fazer as manutenções preventivas de acordo com o que diz o fabricante, e fazer as manutenções corretivas com peças de procedência, fazem com que a vida útil de um veículo seja a maior possível.

E, felizmente, não são raros os casos de caminhões, fabricados décadas atrás, que se mantém praticamente como saíram de fábrica.

RECOMENDADO  Mais de 160 mil caminhoneiros vão ser proibidos de dirigir nos Estados Unidos

É o caso de um caminhão Fiat/FNM 180, fabricado em 1976, que é mantido perfeitamente original e bem cuidado por seu primeiro e único dono, o senhor Aracides Garcia, de 80 anos, da cidade de Londrina, no Paraná.

Um vídeo publicado pelo seu filho Márcio no início do ano, mostra o caminhão ganhando mais uma reforma, mas mostra também a originalidade do modelo, que mantém o robusto motor original de 180 cavalos e 657 Nm de torque, com 11 litros de cilindrada, ainda standard, sem nunca ter sido retificado.

A cabine, original e muito íntegra, mantém todo o aspecto do modelo de quando saiu de fábrica, inclusive com adesivos originais.

RECOMENDADO  FICHA TÉCNICA - DAF CF FAC 310 8X2

No vídeo, seu Aracides fala sobre o freio estacionário de campana, que freia o eixo cardã do caminhão, e pode ser visto logo atrás da caixa de câmbio.

Para continuar rodando, o caminhão vai recebeu reforços estruturais no chassi e algumas outras melhorias. Seu Aracides, com 80 anos, não vai parar de trabalhar e nem deixar de lado seu companheiro de estrada. O Fiat/FNM 180 1976 ainda vai rodar muitos quilômetros.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading