Caminhões nos EUA poderão rodar sem retrovisores

por Blog do Caminhoneiro

A Federal Motor Safety Association (FMCSA) aprovou nesta semana uma solicitação da empresa Stoneridge, que passará a permitir que os caminhões dos Estados Unidos percam um dos itens mais comuns em veículos de todo o mundo, o Espelho Retrovisor.

A Stoneridge é especializada em sistemas eletrônicos para veículos, e desenvolveu um sistema de câmeras para serem instaladas no lugar dos espelhos do caminhão, melhorando a aerodinâmica do veículo, e consequentemente o consumo de combustível, além de propiciar redução dos pontos cegos e maior área de visão para o motorista, e mais conforto, já que o caminhoneiro não precisa virar a cabeça tantas vezes para ver os espelhos.

A tecnologia da empresa ainda conta com inteligência artificial, sinalizando a presença de veículos próximos ao caminhão.

A modificação dos caminhões passará a ser possível, desde que o caminhão use “várias câmeras digitais montadas no exterior do veículo e incluídas em um pacote aerodinâmico que fornece proteção ambiental para as câmeras e um local de montagem para visibilidade ideal”, como informa o documento da FMCSA.

O sistema de câmeras no lugar dos espelhos já é usado nos Estados Unidos por algumas transportadoras em testes, como a Schneider e a JB Hunt, que relatam experiências muito positivas com os motoristas que usaram o sistema.

Na Europa, o novo Actros foi lançado em setembro do ano passado sem retrovisores, com um sistema de câmeras semelhante instalado no caminhão, e vendido como opcional.

Curiosidade: O vídeo acima mostra um caminhão Volvo FH, e foi filmado na Europa. O caminhão não tem os retrovisores, e mostra um painel novo, com uma tela no lugar dos ponteiros. Será que o próximo lançamento da Volvo foi vazado?

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário