Norma China VI pode tirar mais de 1 milhão de caminhões das estradas chinesas




A China é o país mais industrializado e um dos mais poluídos do mundo. São milhares de indústrias e milhões de veículos, que até hoje não cumpriam nenhuma regulamentação quanto à emissão de poluentes.

Mas isso irá mudar. A partir de julho deste ano, entra em vigor na China o novo conjunto de regras China VI, bastante semelhante ao Euro 6, mas com algumas restrições ainda mais pesadas.

Com isso, cerca de um milhão de caminhões deverão ser substituídos para rodarem em grandes centros, como Pequim e Xangai. Milhares de transportadoras serão obrigadas a trocarem seus caminhões para poderem continuar rodando.

Outras medidas incluem a exigência de maior qualidade para o diesel, que é vendido praticamente sem fiscalização, com uma qualidade muito baixa, e também mais fiscalização nas estradas, visando verificar os caminhões em uso.

As novas regras incluem ainda impostos maiores para caminhões mais poluentes, para que o uso desses veículos se torne inviável, e a compra de um caminhão novo seja necessária.

A China tem uma área comparável à do Brasil, mas com uma população de mais de 1,2 bilhão de habitantes. Em algumas cidades a qualidade do ar é tão ruim que muitas pessoas usam máscaras nas ruas e há milhares de mortes por ano em decorrência da poluição. Cerca de 90% de tudo o que é produzido na China viaja por caminhões. As ferrovias do país representam apenas 7% do volume de cargas transportadas.




3 comentários em “Norma China VI pode tirar mais de 1 milhão de caminhões das estradas chinesas

  • 21/01/2019 em 13:18
    Permalink

    É o jeitinho do governo chinês de ferrar com os caminhoneiros e transportadoras de lá. Fico feliz por não ter nascido naquele país de tiranos.

    • 21/01/2019 em 21:07
      Permalink

      E mais isso um dia vai chegar no Brasil pode ter certeza

      • 21/01/2019 em 21:37
        Permalink

        O problema da poluição poderia ser resolvido em poucos anos se esse governo e empresários incompetentes investissem mais em combustíveis limpos e mais baratos de produzir. Biodiesel puro, glp, gnv, entre outros que ainda podem ser descobertos.
        Mas sabe como a maioria dos brasileiros é: 80% é acomodado e desinteressado pela inovação.

Fechado para comentários.