O problema dos maus motoristas

por Blog do Caminhoneiro

As redes sociais tem mostrado uma realidade triste das estradas brasileiras. Embalados pelo sonho de serem caminhoneiros, mas com uma ideia distorcida da realidade da estrada, muitos jovens caminhoneiros tem usado os caminhões que dirigem para fazerem as maiores barbaridades na estrada. E isso precisa parar. A foto acima é resultado de uma grave imprudência em abril de 2018. O motorista que causou o acidente sobreviveu. O outro, que dirigia de forma prudente, surpreendido no final de uma curva, não teve a mesma sorte e faleceu preso dentro da cabine em chamas.

Antes de ser caminhoneiro, é preciso saber o que é o caminhão. Esses gigantes de aço são, antes de tudo, ferramentas de trabalho. E, além de serem ferramentas muito caras, também podem ser armas na mão de quem não tem noção do que está fazendo a bordo de um desses veículos.

Nós, do Blog do Caminhoneiro, acompanhamos o transporte rodoviário desde 2007, e, por má influência e por distorcimento da realidade do transporte, desde aquela época, muitos jovens acham que estar a bordo de um caminhão é usar o veículo para fazer graça nas rodovias, usar “rebites”, escutar músicas de gosto muito duvidoso de alguns DJ’s da estrada e achar que está apavorando a rodagem.

E essas influências são fáceis de perceber, tanto na estrada, quanto em redes sociais. Infelizmente não é nada incomum ver crianças com menos de 10 anos de idade pedindo para caminhoneiros fazerem as famosas quebradas de asa nas beiras de estrada. E isso é influência negativa, presente em fotos e vídeos espalhados pela internet.

O maior problema, é que depois de serem influenciados negativamente por anos, muitos desses jovens conseguem ser caminhoneiros. Em geral, enquanto estão em períodos de experiência nas empresas, dirigem com algum cuidado e responsabilidade. Mas, depois de pegar confiança no caminhão, começam a fazer o que, praticamente, foram programados para fazer.

E é aí que acontecem as falhas, totalmente evitáveis, que muitas vezes custam vidas nas estradas. A explicação, depois de um acidente, causado por pura negligência à realidade da estrada, é que faltou freio, estourou um pneu, deu problema no caminhão. A culpa, por mais que seja de um motorista alienado, recaí sobre o veículo, que foi usado de forma não condizente com o que deveria ser.

O vídeo abaixo mostra um pouco dessa realidade triste das estrada. Publicado pela página Realidade de caminhoneiro, mostra uma ultrapassagem forçada, em pista com faixas contínuas, onde é proibido ultrapassar em qualquer dos sentidos. O caminhão que tenta a ultrapassagem joga diversos veículos para fora da pista e por pouco, não causa um grave acidente.

O lado bom é que esses maus profissionais são poucos. A grande maioria dos caminhoneiros é extremamente competente ao volante, trabalhando com seriedade a bordo de um caminhão, como deve ser.

O que precisa acontecer é uma conscientização própria. Esses maus motoristas precisam entender a gravidade das atitudes que tem tomado, e pararem de repeti-las. Hora ou outra um acidente provocado por eles vai acontecer. E muita gente inocente pode ser machucar.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

20 comentários
0

Artigos relacionados

20 comentários

Laureano alves de souza 04/01/2019 - 07:05

Ainda beim que vc falou que esses lixos que fazem isso são minoria ne? Mesmo assim a maioria que teim também não teim valor nenhum .eu nunca vi vcs falarem ai que motoristas deviam ser valorizados.pra min esta página Neim deveriam ser chamar blog do caminhoneiro uma página que usa este nome pra se engrandecer .uma única verdade vc falou por causa da minoria todos se Ferran.mas a culpada disso e as empresas que hoje se o cara ti se mais de 40 anos pra ela não presta Mais.ai quer mão de o ra barata e acontece isso .apesar que já vi vários marmanjos velhos de estradas fazer estas caçadas mas tambeim são minorias

Reply
Rudinei Dambrowski 04/01/2019 - 06:14

Dia 3 na BR 376 km 660 um caminhão em velocidade incompatível com o trecho tombou e atingiu 14 carros,será que o motorista estava dirigindo com atenção? porque ele não viu a fila parada causando um trauma em 14 famílias

Reply
Marco 04/01/2019 - 05:01

Eu a cada dia dirijo menos é na última vez que renovei a CNH reclamei muito, ainda acho culpado quem da uma CNH para qualquer um é também renova

Reply
Moacir de Gois 03/01/2019 - 22:33

Minha opinião e que muitas vezes os policiais param a gente que está respeitando os parceiros,e a rodando com respeito a vida, e não conseguem ver estes idiotas fazendo barberagebar falta fiscalização.

Reply
Moacir de Gois 03/01/2019 - 22:36

Barberagens

Reply
Rubens Tavares dos Santos 03/01/2019 - 18:39

A SOLUÇÃO É FÁCIL, CAÇAR E BANIR DAS ESTRADAS ESSES LADRÕES DA VIDA ALHEIA. E PONTO.

Reply
Adilson Lopes da Silva 03/01/2019 - 17:03

muitos motoristas sem noção, buscam aventuras, não pensam em levar o pão de cada dia para seus filhos, as empresas tem que ser mais rigorosa na contratação de motoristas.

Reply
Antonio Ferreira de Lisboa 03/01/2019 - 14:42

PENA QUE AS EMPRESAS NAO TA NEM AI PARA NOSSOS COMENTÁRIOS, ESSE NEGÓCIO DE ESCOLINHA E SO PARA LUCRAR NO LOMBO DO MOTORISTA INEXPERIENTE , EXPERIÊNCIA SE APRENDE FAZENDO…

Reply
Antonio Ferreira de Lisboa 03/01/2019 - 14:36

SE ALGUÉM QUISER, PODE PROCURAR VIDEOS DESSA EPRESA QUE VAI ENCONTRAR O MANE BOTANDO VIDEOS SOBRE SIMULADORES, VC NÃO SABE SE O CARA E MOTORISTA OU FOTOGRAFO!

Reply
Antonio Ferreira de Lisboa 03/01/2019 - 14:32

EU JA VI MOTORISTA MODINHA FALANDO COMO APRENDEU A DIRIGIR COM EUROTRUCK, E DIRIGE EM UMA EMPRESA DE CONTAINERS LA DA PENHA, E ESSA MERMO QUE VC PENSOU, EM UMA SELEÇÃO UM MOTORISTA FALOU PARA A ENTREVISTADORA QUE BOM DESPACHO ERA NO SUL! QUANDO BOM DSPACHO E MINAS GERAIS! E UNS ZE RUELA DESSES PASSA NO TESTE! VAI VENDO !!!TODOS OS DOIS DA MESMA EMPRESA …

Reply
Wladimir Alexandre Machado 03/01/2019 - 14:25

Estes assassinos da estrada deveriam quando pegos terem seus CNH caçadas para sempre. Mas as transportadoras também tem responsabilidade pois ao invés de contratar Motorista experientes contrata a.mulecada que fazem barbaridades nas estradas.

Reply
Moacir de gois 03/01/2019 - 22:45

Concordo plenamente,estes caras trabalham a troco de um marmitex e as empresas
Tem vantag pagam metade do salario , aí vão fazendo merda pelo Brasil afora

Reply
Antonio Ferreira de Lisboa 03/01/2019 - 14:20

MAS NÃO ADIANTA FICAR CULPANDO SO O IRRESPONSÁVEL DO MOTORISTA NÃO, MUITAS EMPRESAS DEICHAM DE CONTRATAR UM PAI DE FAMILIA PARA CONTRATAR UM MOTORISTA MODINHA, PORQUE ELES TRABALAM POR QUALQUER PREÇO SENDO COM CAMINHÕES NOVOS, MAS SO FAZEM MERDA…

Reply
gerson rosa de Camargo 03/01/2019 - 13:43

as empresas contrata motorista carreteiro novos sem esperiecias para rodar dê dia e noite e os mais velhos com esperiecias eles aguenta e nem usa drogas para dirigir 24 horas

Reply
Carlos da hora 03/01/2019 - 12:10

Simples imprudência flagrada advertência assinada . reincidência suspencsu por dois anois duas reincidência quatro anos . Agravante de acidente ou morte na reincidência suspenção permanente do direito de dirigir banimento total

Reply
Antonio Ferreira de Lisboa 03/01/2019 - 11:14

RESUMINDO, SE EMPREGA O MOTORISTA NAO PELA EXPERIÊNCIA E SIM PELA IDADE , SENDO JOVEM BASTA TER JOGADO NO EUROTRUCK QUE JA TA FICHADO. ..

Reply
Antonio Ferreira de Lisboa 03/01/2019 - 11:08

E VEM MUITA BAGAÇA POR AI AINDA, COM A ECONOMIA MELHORANDO, VAI FALTAR MOTORISTA COM EXPERIÊNCIA, AI SO VAI DAR ESCOLINHA PARA JOVENS MOTORISTAS, CLARO QUE OS NOVATOS MERECEM, MAS…

Reply
Antonio Ferreira de Lisboa 03/01/2019 - 11:02

ESTES SÃO OS JOVENS MOTORISTAS. ..

Reply
Antonio Ferreira de Lisboa 03/01/2019 - 10:59

PURA VERDADE, SÃO OS TAIS JOVENS MOTORISTAS MODINHA QUE AS EMPRESAS ESTÃO PREFERINDO, NÃO ESTOU GENERALIZANDO, MAS SE O MOTORISTA TEM MAIS DE 50 ANOS, TEM EXPERIÊNCIA E RESPONSABILIDADE ELE NÃO SERVE PORQUÊ NÃO E JOVEM.

Reply
AlbertoJorge Nóbrega Alves 03/01/2019 - 13:22

infelizmente isso tá acontecendo em muitas estradas desse país, triste realidade! peço encarecidamente aos companheiros que por ventura estiverem agindo assim, pare, pense pois vc também tem família que em algum momento eles podem precisar dirigir ou ir à algum lugar fazer ou resolver alguma coisa e se depararem com um imprudente e cometer o mesmo erro que você, pense bem como você está agindo, que tipo de profissional vc é, ou quer ser? forte abraço a todos companheiros e um feliz e próspero 2019 . Jesus te ama , tenha esse mesmo sentimento pelo seu semelhante.

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!