Volvo Austrália publica vídeo de acidente impressionante com um FH16

Um Volvo FH16 de cinco eixos, atrelado a quatro reboques carregados de minério, com um peso total de 199 toneladas, roda a noite pela estrada Pilbara, na Austrália. A velocidade é de mais de 85 km/h. Esses caminhões rodam na Austrália normalmente, e são chamados de roadtrains.

Para se ter uma ideia, esse veículo do vídeo tem 26 eixos e 100 pneus. Em certo momento da viagem, o acidente. Outro rodotrem acabou perdendo uma das carretas na estrada, com peso total de 34 toneladas. No escuro, o motorista do rodotrem Volvo só viu o obstáculo quando já estava muito próximo. Na hora da batida, o Volvo FH estava a 85 km/h.

Apesar do peso do veículo, de toda a inércia das 199 toneladas, todos os sistemas de segurança do Volvo FH16 foram ativados, como o airbag e ativação dos cintos de segurança. O caminhoneiro teve apenas uma fratura leve no joelho.

Após o acidente, o caminhoneiro avisou os outros motoristas da região pelo rádio PX, alertando para o perigo na estrada, e pediu ajuda. Ele foi atendido e passa bem.

Os caminhões Volvo FH estão entre os mais seguros do mundo, com cabines projetadas com zonas de deformação programada, que preservam o interior da cabine e a vida dos ocupantes. Essas cabines funcionam como células de sobrevivência.

Deixe um comentário!

Auxílio de R$ 1.000 para caminhoneiros é aprovado Conheça os detalhes do projeto Roda Bem Caminhoneiro Scania já teve 13 séries especiais no Brasil Conheça a nova série especial da Scania O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu